DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE CURSOS TÉCNICOS COM ÊNFASE NO PLANEJAMENTO DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v9i1.1723Resumo
Este trabalho se insere no contexto do desenvolvimento profissional de professores que atuam nos cursos técnicos de nível médio. O objetivo é analisar o desenvolvimento profissional dos professores, a partir de um processo formativo, focando o planejamento de ensino. Apoia-se no referencial teórico-metodológico da teoria histórico-cultural, de Vigotski, Leontiev, Davydov, dentre outros. Na metodologia, utiliza-se o experimento didático-formativo, originado do método genético causal de Vigotski. Os participantes da pesquisa são professores de uma instituição privada de Uberaba - MG, atuantes no mercado de trabalho local e novos no exercício da docência. O experimento didático formativo constituirá de quatro encontros com três horas de duração cada, no segundo semestre de 2015, no âmbito da escola. A análise será realizada com a definição de unidades de análise, propostas a partir do referencial teórico e dos dados empíricos. Espera-se que o estudo possa contribuir para o desenvolvimento profissional desses professores.
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