UMA PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v9i1.1727Resumo
Este trabalho tem como finalidade apresentar uma experiência vivenciada com uma proposta de ensino de Língua Portuguesa, a sequência didática. Inicialmente, foi situada a importância do texto como a base de ensino de língua. O primeiro momento foi situar a persistência da gramática normativa em sala de aula. Em contrapartida, aparece a proposta de Geraldi, adotando a Análise Linguística como estratégia educacional, totalmente voltada para a leitura do texto e para a produção textual do aluno. Mendonça assume essa proposta, criando uma sequência didática como opção de estudo da língua no Ensino Médio. Para uma melhor compreensão do assunto, houve uma retomada da sequência didática criada por Dolz, Noverraz e Scheneuwly e depois, uma comparação da proposta brasileira com a dos autores. Na fase final do trabalho, foram analisadas produções de alunos de ensino Fundamental II e alguns obstáculos que não possibilitaram um bom andamento das atividades, comprometendo, em parte, os resultados. Esta Atividade foi proposta pelo conteúdo “Texto e Ensino”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.