ATUAÇÃO, FORMAÇÃO E CONTEXTO ESCOLAR: TRAMAS DA/NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA TÉCNICA NO SUL DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v9i1.1731Resumo
O trabalho discute a prática pedagógica dos professores de Educação Física de uma Escola Técnica e a possível relação com o contexto histórico da Escola e da própria área. A escola, localizada no sul de Minas Gerais, foi criada em 1918 no modelo das antigas escolas agrotécnicas. Na Educação Física, as modalidades esportivas e a preparação de equipes se fizeram tradicionais nesse contexto escolar, sendo que a disciplina e a competição eram parte da formação dos alunos-atletas. Frente às solicitações contemporâneas, o desafio posto aos professores é construir educação escolar que contemple, por um lado, o currículo escolar e, por outro, o interesse e necessidade de seus jovens alunos. Pesquisa de abordagem qualitativa, realizou-se entrevistas com os professores e pesquisa documental. Os resultados indicaram que mudanças na atuação dos docentes têm acontecido de forma gradativa a partir das situações cotidianas em que certezas deixam de responder às questões da prática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.