ATUAÇÃO, FORMAÇÃO E CONTEXTO ESCOLAR: TRAMAS DA/NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA TÉCNICA NO SUL DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v9i1.1731Resumo
O trabalho discute a prática pedagógica dos professores de Educação Física de uma Escola Técnica e a possível relação com o contexto histórico da Escola e da própria área. A escola, localizada no sul de Minas Gerais, foi criada em 1918 no modelo das antigas escolas agrotécnicas. Na Educação Física, as modalidades esportivas e a preparação de equipes se fizeram tradicionais nesse contexto escolar, sendo que a disciplina e a competição eram parte da formação dos alunos-atletas. Frente às solicitações contemporâneas, o desafio posto aos professores é construir educação escolar que contemple, por um lado, o currículo escolar e, por outro, o interesse e necessidade de seus jovens alunos. Pesquisa de abordagem qualitativa, realizou-se entrevistas com os professores e pesquisa documental. Os resultados indicaram que mudanças na atuação dos docentes têm acontecido de forma gradativa a partir das situações cotidianas em que certezas deixam de responder às questões da prática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.