ANÁLISE DE POSSIBILIDADES DIDÁTICAS NA CONSTITUIÇÃO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA DO FORMADOR DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v9i1.1732Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar possibilidades didáticas que contribuam com a constituição da práxis pedagógica do formador de professores. É parte de pesquisa de doutorado concluída em 2016 que realizou intervenção didático-formativa com formadores de professores que atuam nos cursos de licenciatura da UFTM. Os procedimentos teórico-metodológicos que orientaram a pesquisa foram constituídos em três etapas: diagnóstico, intervenção e análise de dados, com a realização de entrevistas, observação de aulas e encontro de estudos. O referencial teórico-metodológico utilizado foi a teoria histórico-cultural, que valoriza o bom ensino entendendo que a sua organização adequada e consciente contribui para adiantar e guiar o desenvolvimento dos sujeitos. Entre os resultados alcançados observou-se que o formador de professores constitui sua práxis pedagógica quando tem domínio teórico de conceitos que fundamentam sua prática, possibilitando que ele faça escolhas didáticas conscientes e intencionais, contribuindo, assim para o seu desenvolvimento profissional.
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