As marcas docentes no início da carreira de professores de educação física na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v10i1.2207

Resumo

O estudo objetivou analisar as percepções de professores de Educação Física (EF) no início da carreira na Educação Básica de uma rede de ensino pública de uma cidade do interior do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil) sobre suas marcas docentes positivas e negativas. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa descritiva do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi um questionário. A interpretação das informações coletadas foi por meio da análise de conteúdo. Participaram cinco professores de EF iniciantes. Concluímos que o início da carreira foi gerador de marcas docentes positivas e negativas e que essas perpassaram pelos seus melhores e/ou piores momentos na docência.

Biografia do Autor

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM); Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Professor Aposentado do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Rodrigo de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ.

Doutor em Ciências Médicas (UFSC); Professor da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

Marilia de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ.

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM); Professora da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

Cassiano Telles, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Mestre em Educação Física (UFSM); Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Patric Paludett Flores, Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Mestre em Educação (UFSM); Doutorando em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

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Publicado

2017-09-12

Como Citar

KRUG, H. N.; KRUG, R. de R.; KRUG, M. de R.; TELLES, C.; FLORES, P. P. As marcas docentes no início da carreira de professores de educação física na Educação Básica. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 10, n. 1, p. 55–70, 2017. DOI: 10.18554/rt.v10i1.2207. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2207. Acesso em: 25 dez. 2024.