FORMAÇÃO DE DOCENTES EM TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO: PROBLEMAS E SOLUÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v4i1.221Resumo
Este texto aborda as deficiências de alguns professores para utilizar a tecnologia em sala de aula. Verificou-se a necessidade de capacitar e melhorar seu conhecimento tecnológico para aplicá-lo no processo ensino aprendizagem. As novas gerações utilizam as tecnologias com muito mais facilidade e isso as fazem perder o interesse pelas aulas tradicionais. Esse estudo revelou que em empresas educacionais as dificuldades são muitas e dentre elas, o instrutor encontra equipes formadas por docentes com dificuldade de aprendizagem da tecnologia, falta de interesse, falta de atenção, desvios de aprendizagem, entre outros. Através de pesquisa bibliográfica analisou-se treinamentos bem sucedidos em empresas não educacionais para verificar a aceitação dos funcionários das mudanças de rotinas e dos treinamentos efetuados para introdução de novos conhecimentos. A literatura mostrou procedimentos de motivação e aplicação das ferramentas utilizadas para aumentar o interesse dos alunos. A comunicação não verbal dos alunos, o uso de ferramentas tecnológicas, a maneira como o instrutor se comunica revelam a compreensão e a motivação dos alunos. Assim, faz-se necessário situar os alunos no conteúdo tecnológico para que aprenda eficazmente. Também se verificou em uma empresa educacional alguns perfis das equipes: sua formação técnica, capacidade de entendimento, a melhor forma para efetuar a comunicação e possibilitar uma compreensão das ideias. Ao fim deste trabalho, compreendeu-se que para maximizar o treinamento e o aperfeiçoamento das equipes de professores é necessário que haja superação das dificuldades de conhecimento e manuseio de tecnologias que facilitem o aprendizado do aluno.
Palavras-chave: Tecnologia educacional. Aprendizagem. Formação de professores.
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