ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: CAMINHOS E PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v4i1.224Resumo
Este artigo de características teóricas tem por objetivo apresentar os diversos métodos de ensino criados ao longo dos anos, propiciando ao professor universitário uma metodologia de ensino de línguas estrangeiras que adaptada ao conteúdo e às necessidades dos discentes, possibilita êxito no processo ensino/aprendizagem vinculados à formação continuada. Para fundamentar teoricamente essa discussão, foram consultados os autores Puren, 1988, Germain 1993, Mackey 1965, Chavez, 2004, Leffa 1998 a 1999, Brown, 2001, entre outros. Com a leitura de tais autores, pode-se indicar as ideias pertinentes aos métodos de ensino de língua estrangeira. Diante disso, as ideias apresentadas tendem a orientar os professores a procurarem, sempre, métodos que possam facilitar a interação entre docente e alunos de uma maneira prazerosa, segura e criativa em sala de aula, mesmo que seja preciso averiguar, modificar adaptar e/ou transformar os métodos já existentes, sem provocar nenhuma nulidade dos mesmos. O texto, portanto, esclarece aos professores acerca da importância destes métodos que, criados há tempos, ainda estão sendo usados atualmente. Enfatiza que a motivação é um dos fatores principais para a aprendizagem de línguas estrangeiras, e fomenta o interesse pela leitura e pesquisa com o objetivo de melhorar a metodologia de trabalhos acadêmicos e alcançar, com eficiência, todo o processo de aprendizagem.Palavras-chave: Metodologia. Ensino/aprendizagem. Línguas estrangeiras.
Downloads
Como Citar
BORGES, E. H. ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: CAMINHOS E PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 4, n. 1, 2012. DOI: 10.18554/rt.v4i1.224. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/224. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.