Argumentação e demonstração em matemática: a visão de alunos e professores

Autores

  • João Caldato Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEMAT/UFRJ)
  • Miriam Cardoso Utsumi Universidade de Campinas (FE/UNICAMP)
  • Lilian Nasser Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEMAT/UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v10i2.2583

Resumo

Com o objetivo de investigar a visão de alunos e professores sobre argumentação e demonstração matemática, à luz da tipologia de provas de Balacheff (1988), aplicamos um questionário a professores da Educação Básica do interior do Estado de São Paulo. A partir da análise dos questionários, selecionamos duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, de professores e escolas públicas distintas que resolveram um teste para avaliar o nível de prova desses alunos. Dentre os resultados obtidos, verificou-se que, em geral, os docentes adotam como sinônimos os termos argumentação, explicação e demonstração, e isto é refletido nas resoluções dos discentes, que apresentam o nível de prova classificado como empirismo ingênuo. Acreditamos que os cursos de licenciatura devem proporcionar aos futuros professores a oportunidade de conceber a argumentação e demonstração como um recurso metodológico a ser utilizado em sala de aula, a fim de criar um ambiente favorável à exploração-investigação da matemática. 

Biografia do Autor

João Caldato, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEMAT/UFRJ)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEMAT/UFRJ). 

Miriam Cardoso Utsumi, Universidade de Campinas (FE/UNICAMP)

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Professora do Programa de Pós-Graduação em Rede - PROFMAT (ICMC/USP) e Docente da Universidade de Campinas (FE/UNICAMP), Brasil. 

Lilian Nasser, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEMAT/UFRJ)

Doutora em Educação Matemática pela Universidade de Londres, Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEMAT/UFRJ), Brasil. 

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Publicado

2018-02-05

Como Citar

CALDATO, J.; UTSUMI, M. C.; NASSER, L. Argumentação e demonstração em matemática: a visão de alunos e professores. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 10, n. 2, p. 74–93, 2018. DOI: 10.18554/rt.v10i2.2583. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2583. Acesso em: 26 dez. 2024.