Reflexões sobre a ética do cuidado e a educação popular
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2637Resumo
O texto objetiva refletir sobre a questão ética e a educação popular (EP) a partir do conceito de ética do cuidado formulado por Boaventura de Souza Santos (2002). Em face dessa referência, compartilhamos da hipótese de que a ética é uma dimensão constituinte da existência da EP, enquanto prática social particular. De modo, observamos o princípio ético como a força motriz que anima o fazer educativo e pedagógico da EP, envolvidos com as lutas dos velhos e dos novos movimentos sociais, de vários setores progressistas da sociedade civil organizada, bem como serve de fonte do compromisso e da responsabilidade sociopolítica dos educadores e educadoras populares.Referências
ALCANTARA, Marcos Angelus Miranda de, CARLOS, Erenildo João. Algumas assinalações sobre a educação popular. Revista Temas em Educação, João Pessoa, Brasil, v. 27, n.1, p. 128-145, jan/jun 2018. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/33512. Acesso em: 8 março 2019.
CARLOS, Erenildo João. Semânticas da Educação Popular. In: Conceitos: Associação dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa. p. 66-76. 2003.
CARLOS, Dafiana do Socorro Soares Vicente; CARLOS, Erenildo João. Especulações sobre a moral em Kant e algumas implicações para as Ciências das Religiões. Ciências da Religião: história e sociedade, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 13-31, jan./jun., 2015. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cr/article/view/7424/0. Acesso em: 12 dez. 2015.
CARRILLO, Afonso Torres. Educación popular y producción de conocimiento. La Piragua, México DF, CEAAL, n. 32, p. 8-25, 2010.
GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais na contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação. v.6., n. 47, mai-ago., 2011.
HOLLIDAY, Oscar Jara. Ressignifiquemos as propostas e as práticas de Educação Popular perante os desafios históricos contemporâneos. In: PONTUAL, Pedro; IRELAND, Timothy (Org.). Educação Popular na América Latina: diálogos e perspectivas. Brasília: Ministério da Educação: UNESCO, 2006. P. 233-240.
HURTADO, Carlos Nunez. Contribuições para o Debate Latino-Americano sobre a Vigência e a Projeção da Educação Popular. In: PONTUAL, Pedro; IRELAND, Timothy (Org.). Educação Popular na América Latina: diálogos e perspectivas. Brasília: Ministério da Educação: UNESCO, 2006. p. 147-156.
MEJIA J, Marco Raul. Las teorías críticas y las pedagogías críticas: fundamento de la educación popular – hacia una agenda de futuro. La Piragua, México DF, CEAAL, n. 32, p. 8-25, 2010.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Boaventura & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, 63, p. 237-280, out., 2002. Disponível em: http://rccs.revues.org/1285. Acesso em: 8 março. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.