Reflexões sobre a ética do cuidado e a educação popular

Autores

  • Dafiana do Socorro Soares Vicente-Carlos Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB.
  • Erenildo João Carlos Universidade Federal da Paraíba - UFPB http://orcid.org/0000-0001-7272-2748

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2637

Resumo

O texto objetiva refletir sobre a questão ética e a educação popular (EP) a partir do conceito de ética do cuidado formulado por Boaventura de Souza Santos (2002). Em face dessa referência, compartilhamos da hipótese de que a ética é uma dimensão constituinte da existência da EP, enquanto prática social particular. De modo, observamos o princípio ético como a força motriz que anima o fazer educativo e pedagógico da EP, envolvidos com as lutas dos velhos e dos novos movimentos sociais, de vários setores progressistas da sociedade civil organizada, bem como serve de fonte do compromisso e da responsabilidade sociopolítica dos educadores e educadoras populares.

Biografia do Autor

Dafiana do Socorro Soares Vicente-Carlos, Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB.

Pedagoga, Doutoranda (2015) do Programa de Pós-graduação em educação, Mestre (2015) em Ciências das Religiões pelo Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões (PPGCR) da UFPB; Licenciada em Pedagoga (2011), com área de aprofundamento em Educação de Jovens e Adultos, e Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela mesma universidade.

Erenildo João Carlos, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Pedagogo. Doutor em Educação pela UFC (2005), mestre em Educação pela UFPB (1998), Especialista em Pesquisa Educacional (1994) e graduado em Pedagogia pela UFPB (1990). Prof. da graduação e da Pós-graduação em educação do Centro de Educação da UFPB. Lotado no Departamento de Fundamentação da educação - DFE/CE/UFPB/CAMPUS I.

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Publicado

2019-04-18

Como Citar

VICENTE-CARLOS, D. do S. S.; CARLOS, E. J. Reflexões sobre a ética do cuidado e a educação popular. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 12, n. 1, p. 68–84, 2019. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2637. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2637. Acesso em: 22 dez. 2024.

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