Análise do livro digital interativo como recurso didático-pedagógico

Autores

  • Flávia Junia Justino Pacheco Garcia IFTM
  • Paula Teixeira Nakamoto IFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.3620

Palavras-chave:

Livro digital. Prática Pedagógica. Aprendizagem significativa.

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo verificar se o livro digital interativo como recurso didático pode melhorar a prática pedagógica, transformando um ensino tradicional, baseado na transmissão, em uma prática inovadora. O uso do livro digital justifica-se pelas possibilidades de melhorar e aprofundar os conhecimentos, diversificar as possibilidades e as formas de ensinar e aprender. Elenca-se como pergunta de pesquisa: como o livro digital interativo como instrumento didático pode melhorar a prática pedagógica? A base teórica deste estudo está pautada em Moran (2000); Rezende (2002); Almeida (2005); Silva (2004) e Chartier (1999). O método de abordagem desta pesquisa é o qualitativo (LAKATOS; MARCONI, 2003). Essa pesquisa demonstrou que o uso da tecnologia melhora o processo de ensino-aprendizagem, motiva a participação dos alunos e enriquece a prática pedagógica.

Biografia do Autor

Flávia Junia Justino Pacheco Garcia, IFTM

Possui graduação em Tecnologia em Desenvolvimento Social pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica (2007) e graduação em Letras Português/Inglês - Faculdades Associadas de Uberaba (2012). Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2013). Pós-Graduação em Supervisão e Inspeção pela UNIASSELVI e Pós-Graduação em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Atualmente está cursando o Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFTM. Trabalhou como Assistente Técnico Educacional na Superintendência Regional de Uberaba de 2013 a 2014 e atualmente é Assistente Administrativo no Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em práticas de leitura e utilização das TICs em plataformas de ensino-aprendizagem à distância.

Paula Teixeira Nakamoto, IFTM

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2001), mestrado em Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia (2011). É professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Docente desde 2014 do Programa de Pós Graduação Mestrado em Educação Tecnológica do IFTM. Coordena o curso de Licenciatura em Computação a Distância do IFTM. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Programação, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia de Informação e Comunicação, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Educação à Distância, Sistemas de Informação e Programação para WEB .

Referências

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Publicado

2019-05-08

Como Citar

GARCIA, F. J. J. P.; NAKAMOTO, P. T. Análise do livro digital interativo como recurso didático-pedagógico. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 12, n. 2, p. 3–13, 2019. DOI: 10.18554/rt.v0i0.3620. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/3620. Acesso em: 24 dez. 2024.