Análise do livro digital interativo como recurso didático-pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.3620Palavras-chave:
Livro digital. Prática Pedagógica. Aprendizagem significativa.Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo verificar se o livro digital interativo como recurso didático pode melhorar a prática pedagógica, transformando um ensino tradicional, baseado na transmissão, em uma prática inovadora. O uso do livro digital justifica-se pelas possibilidades de melhorar e aprofundar os conhecimentos, diversificar as possibilidades e as formas de ensinar e aprender. Elenca-se como pergunta de pesquisa: como o livro digital interativo como instrumento didático pode melhorar a prática pedagógica? A base teórica deste estudo está pautada em Moran (2000); Rezende (2002); Almeida (2005); Silva (2004) e Chartier (1999). O método de abordagem desta pesquisa é o qualitativo (LAKATOS; MARCONI, 2003). Essa pesquisa demonstrou que o uso da tecnologia melhora o processo de ensino-aprendizagem, motiva a participação dos alunos e enriquece a prática pedagógica.
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Tecnologias trazem o mundo para a escola. Jornal do Professor: Novas Tecnologias na Educação. MEC/Portal do Professor, edição 2, p. 5-6, 18 jul. 2008. Entrevista concedida a Renata Chamarelli. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/jornalImpresso.html?edicao=2>. Acesso em: 14 abr. 2017.
BARCELOS, Mariana de Oliveira; LOPES, Camila Simões Machado Lopes. Ambiente virtual de aprendizagem: o livro eletrônico como recurso pedagógico auxiliar ao ensino. 2016. Disponível em: <https://docplayer.com.br/3512147-Ambiente-virtual-de-aprendizagem-o-livro-eletronico-como-recurso-pedagogico-auxiliar-ao-ensino.html> Acesso em: 28 ago. 2018.
BENÍCIO, Cristiane Dantas. Do livro impresso ao e-book: o paradigma do suporte na Biblioteca Eletrônica. 2003. 142 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Paraíba. 2003.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Trad. Reginaldo de Moraes. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MORAN, José Manuel. As múltiplas formas do aprender. Entrevista concedida a revista ATIVIDADES & EXPERIÊNCIAS – Julho, 2005. Disponível em: <http://ucbweb.castelobranco.br/webcaf/arquivos/23855/6910/positivo.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2014.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
PRETTO, Fernando Natal de. Pedagogia participativa na formação de Administradores. 2006. 238 f. Tese (Doutorado em Administração). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
REZENDE, Flavia. As novas tecnologias na prática Pedagógica sob a perspectiva construtivista. Revista Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências. Volume 02, nº 1. Mar. 2002.
SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Trad. de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
SILVA, Marco. Docência interativa presencial e online. Disponível em: http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2004/Mesa_Redonda/Mesa_Redonda/07_59_16_DOCENCIA_INTERATIVA_PRESENCIAL_E_ONLINE.pdf. Acesso: em 31 mar. 2017.
ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC. Brasília: CAPES-UAB, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.