A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA EM RELAÇÃO À DISCIPLINA DE ATIVIDADE PRÁTICA ASSISTIDA DA UNIVERSIDADE DE UBERABA, MG

Autores

  • Cristina Ruiz
  • Silvana Ruiz Takao
  • Luciane Fernanda Rodrigues Martinho Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v1i1.46

Resumo

 Segundo as diretrizes curriculares de 2002, as atividades práticas específicas da
fisioterapia deverão ser desenvolvidas gradualmente desde o início do curso de graduação. O
objetivo deste estudo foi verificar a percepção dos alunos do curso de fisioterapia em relação à
disciplina de atividade prática assistida da Universidade de Uberaba, MG. Tratou-se de um estudo
descritivo com uma abordagem qualitativa e quantitativa. A população pesquisada foi constituída
de 91 alunos do curso de fisioterapia, matriculados nos estágios ambulatorial I, hospitalar,
ambulatorial II e saúde coletiva que realizaram a atividade prática assistida de I a VI, desde o
primeiro ano do curso de fisioterapia na Clínica de Fisioterapia da Universidade de Uberaba em
2008. O instrumento de análise foi um questionário abordando diversas questões relacionadas à
experiência do aluno, e a sua percepção sobre a atividade prática assistida no curso de
fisioterapia desde o primeiro semestre do curso. Os resultados foram analisados qualitativamente
e quantitativamente. Os dados quantitativos foram organizados em planilha Excel, submetidos à
análise de freqüência simples, permitindo caracterizar a população do estudo. Os dados
qualitativos foram analisados com base nas respostas descritivas obtidas. Para 76% dos
entrevistados, a disciplina de atividade prática assistida foi extremamente importante para a
atuação na prática clínica e para 94,5% dos alunos a sua realização contribuiu para a segurança
no estágio curricular. Concluiu-se que a implantação da atividade prática assistida desde o início
do curso de fisioterapia foi importante para a atuação na prática clínica e que a sua realização
contribuiu para a segurança do aluno no estágio curricular.

Palavras-chave: Aprendizagem. Currículo. Ensino. Estágio Supervisionado. Fisioterapia.


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Publicado

2008-12-20

Como Citar

RUIZ, C.; TAKAO, S. R.; FERNANDES, L. F. R. M. A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA EM RELAÇÃO À DISCIPLINA DE ATIVIDADE PRÁTICA ASSISTIDA DA UNIVERSIDADE DE UBERABA, MG. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 1, n. 1, 2008. DOI: 10.18554/rt.v1i1.46. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/46. Acesso em: 22 dez. 2024.