RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PRODUÇÕES NA CAPES, ANPED E GUNI
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v7i2.478Resumo
Os novos paradigmas científicos e as mudanças sociais desafiam as organizações a revisar seu modelo de desenvolvimento. Na Educação Superior, entidades internacionais apontam a educação para o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social da universidade como estratégias para repensar os sentidos do conhecimento, da investigação e da formação profissional, tendo em vista a mudança de mentalidades e a formação de uma cultura evolutiva, ecológica e socialmente consciente (MORIN, 2003). Nesse contexto, a abordagem complexa requer o desafio de integrar as dimensões dos impactos e dos princípios e processos no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão universitária, tendo em vista a Responsabilidade Social e a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. O artigo apresenta os resultados da pesquisa exploratória bibliográfica das produções científicas sobre estes temas nas Reuniões Anuais da ANPED, no banco de teses e dissertações da CAPES e no site do GUNI (Global University Network for Innovation), em 2009 e 2010. As produções encontradas exploram as contribuições da instituição de ensino para o desenvolvimento social, o estudo dos currículos na ótica da formação acadêmica para a responsabilidade social e as abordagens ligadas à gestão, embora poucas destas estejam voltadas a modelos de gestão integradores da responsabilidade social e da sustentabilidade. Para superar uma visão reducionista, é preciso aprofundar a compreensão crítica sobre a responsabilidade social e a sustentabilidade e a promoção de uma nova cultura de desenvolvimento, como possibilidades de repensar o papel das Universidades, alinhado com as exigências dos novos tempos.Downloads
Publicado
2015-09-26
Como Citar
DA SILVA, I. A. RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PRODUÇÕES NA CAPES, ANPED E GUNI. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 7, n. 2, 2015. DOI: 10.18554/rt.v7i2.478. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/478. Acesso em: 26 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.