"Um meme vale mais que mil palavras": representações sociais configuradas sobre a docência e o professor na internet

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v13i3.4839

Palavras-chave:

Memes. Docência. Professor. Representações Sociais.

Resumo

Com base na teoria das representações sociais, apresentamos uma discussão sobre memes que circulam na internet em relação a "docência" e ao "professor". Nos últimos anos, no Brasil, a atratividade da carreira docente tem sido problemática emergente, a qual denuncia a falta de interesse pela área. Na leitura interpretativa que fazemos, acreditamos que a forma de representação acerca da figura do docente pode exercer influências na opção pela profissão. O referencial teórico apresenta as representações sociais e busca, no bojo de sua conjuntura, correlacioná-la com a compreensão do ideário sobre o trabalho dos professores. Em termos metodológicos, por meio da semiótica, analisamos imagens de memes da internet. Da experiência aqui materializada, é possível concluir que, embora a representação das imagens anunciem ironicamente problemas ligados à educação, esta descortina a visão coletiva da sociedade brasileira sobre os profissionais em atuação.

Biografia do Autor

Lucas de Aguiar Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Licenciando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Câmpus Naviraí (CPNV).

Danielle Abreu Silva, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos/SP – na linha de pesquisa "Educação em Ciências e Matemática". Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Campus Naviraí. Integrante do "MANCALA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (UFSCar/CNPq)

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP - do Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH - da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Matemática, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande-MS. Líder do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (UFSCar/CNPq).

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

LIMA, L. de A.; SILVA, D. A.; CIRÍACO, K. T. "Um meme vale mais que mil palavras": representações sociais configuradas sobre a docência e o professor na internet. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 13, n. 3, p. 3–23, 2020. DOI: 10.18554/rt.v13i3.4839. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/4839. Acesso em: 21 dez. 2024.

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