"Um meme vale mais que mil palavras": representações sociais configuradas sobre a docência e o professor na internet
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v13i3.4839Palavras-chave:
Memes. Docência. Professor. Representações Sociais.Resumo
Com base na teoria das representações sociais, apresentamos uma discussão sobre memes que circulam na internet em relação a "docência" e ao "professor". Nos últimos anos, no Brasil, a atratividade da carreira docente tem sido problemática emergente, a qual denuncia a falta de interesse pela área. Na leitura interpretativa que fazemos, acreditamos que a forma de representação acerca da figura do docente pode exercer influências na opção pela profissão. O referencial teórico apresenta as representações sociais e busca, no bojo de sua conjuntura, correlacioná-la com a compreensão do ideário sobre o trabalho dos professores. Em termos metodológicos, por meio da semiótica, analisamos imagens de memes da internet. Da experiência aqui materializada, é possível concluir que, embora a representação das imagens anunciem ironicamente problemas ligados à educação, esta descortina a visão coletiva da sociedade brasileira sobre os profissionais em atuação.
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