O dialogismo: sequencialidade, posicionamento, pluralidade e historicidade na análise da prática educativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v13i2.4906

Palavras-chave:

Dialogismo. Interação. Educação.

Resumo

Partindo das ideias seminais de Bakhtin e Volochinov, neste artigo descrevemos a construção de uma postura dialógica para pesquisar práticas educativas, como também a possibilidade de criar um modelo pedagógico que privilegie quatro aspectos chave que fazem parte do dialogismo: sequencialidade, posicionamento, pluralidade e historicidade. Sequencialidade: o significado é produto da negociação sequencial do que projeta cada turno de fala em interação. Posicionamento: toda participação social constrói uma posição própria e em relação com a dos demais participantes de uma conversa. Pluralidade: o diálogo envolve reconhecer outras lógicas, outras vozes. Historicidade: o currículo escolar invoca uma história de desenvolvimento de uma conversa disciplinar. Para cada caso, explicamos, com exemplos, a maneira pela qual os conceitos descritos são utilizados para pesquisa e análise das práticas educativas. Finalmente, argumentamos que é necessário considerar estes quatro aspectos na construção de qualquer modelo pedagógico que invoque o dialogismo como fundamento epistemológico de sua proposta.

 

Biografia do Autor

Janaína Aguiar Mendes Galvão, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professora Adjunto de língua espanhola da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Coordenadora do Nucli/UFTM, pelo Programa Idiomas sem Fronteiras. Coordenadora do Departamento de Línguas Estrangeiras. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua em projetos sobre ensino de língua espanhola e formação de professores.

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Publicado

2020-08-31

Como Citar

GALVÃO, J. A. M. O dialogismo: sequencialidade, posicionamento, pluralidade e historicidade na análise da prática educativa. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 13, n. 2, p. 147–173, 2020. DOI: 10.18554/rt.v13i2.4906. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/4906. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

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