O dialogismo: sequencialidade, posicionamento, pluralidade e historicidade na análise da prática educativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v13i2.4906

Palavras-chave:

Dialogismo. Interação. Educação.

Resumo

Partindo das ideias seminais de Bakhtin e Volochinov, neste artigo descrevemos a construção de uma postura dialógica para pesquisar práticas educativas, como também a possibilidade de criar um modelo pedagógico que privilegie quatro aspectos chave que fazem parte do dialogismo: sequencialidade, posicionamento, pluralidade e historicidade. Sequencialidade: o significado é produto da negociação sequencial do que projeta cada turno de fala em interação. Posicionamento: toda participação social constrói uma posição própria e em relação com a dos demais participantes de uma conversa. Pluralidade: o diálogo envolve reconhecer outras lógicas, outras vozes. Historicidade: o currículo escolar invoca uma história de desenvolvimento de uma conversa disciplinar. Para cada caso, explicamos, com exemplos, a maneira pela qual os conceitos descritos são utilizados para pesquisa e análise das práticas educativas. Finalmente, argumentamos que é necessário considerar estes quatro aspectos na construção de qualquer modelo pedagógico que invoque o dialogismo como fundamento epistemológico de sua proposta.

 

Biografia do Autor

Janaína Aguiar Mendes Galvão, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professora Adjunto de língua espanhola da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Coordenadora do Nucli/UFTM, pelo Programa Idiomas sem Fronteiras. Coordenadora do Departamento de Línguas Estrangeiras. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua em projetos sobre ensino de língua espanhola e formação de professores.

Referências

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. 4 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução M. E. G. G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BAKHTIN, M. (VOLOCHÍNOV, V. N.). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: HUCITEC, 1999.

BERNSTEIN, B. Vertical and horizontal discourse: an essay. British Journal of Education, v. 20, n. 2, p. 157-173, 1999.

CARLINO, P. Escribir, leer y aprender en la universidad: una introducción a la alfabetización académica. México: Fondo de Cultura Económica, 2005.

CARLINO, P. Alfabetización académica: un cambio necesario, algunas alternativas posibles. Educere, 6(20), 409–420, 2003.

COLLINS, A. & HALVERSON, R. Rethinking education in the age of technology: The digital revolution and the schools. Nueva York: Teachers College Press, 2006.

DAVIES, B. & HARRÉ, R. Positioning: The discursive production of selves. Journal for the Theory of Social Behaviour, 20(1), 43–63, 1990.

DI PIETRO, S. El concepto de socialización y la antinomia individuo/sociedad en Durkheim. Revista Argentina de Sociología, (003), 95–117, 2004.

DOISE, W. & MUGNY, G. The social development of the intellect. Oxford: Pergamon Press, 1984.

DURANTI, A. & GOODWIN, C. Rethinking context: Language as an interactive phenomenon. Cambridge University Press, 1992.

ENGESTRÖM, Y. Learning, working, and imagining. Jyvaskylassa: Orienta-Konsultit, 1990.

ENGESTRÖM, Y., MIETTINEN, R. & PUNAMAKI, R. Perspectives on activity theory. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.

FERNÁNDEZ-CÁRDENAS, J. El habla en interacción y la calidad educativa. Los retos de la construcción de conocimiento disciplinar en ambientes mediados por tecnología digital. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 18(56), 223–248, 2013.

FERNÁNDEZ-CÁRDENAS, J. The situated aspect of creativity in communicative events: How do children design web pages together? Thinking Skills and Creativity, 3(3), 203–216, 2008.

FERNÁNDEZ-CÁRDENAS, J. y PIÑA-GÓMEZ, L. El oficio del escritor académico: un portal para promover el uso de la lengua escrita como práctica social. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 19(60), 187–212, 2014.

FERNÁNDEZ-CÁRDENAS, J. y SILVEYRA-DE LA GARZA, M. Disciplinary knowledge and gesturing in communicative events: a comparative study between lessons using interactive whiteboards and traditional whiteboards in Mexican schools. Technology, Pedagogy and Education, 19(2), 173–193, 2010.

Downloads

Publicado

2020-08-31

Como Citar

GALVÃO, J. A. M. O dialogismo: sequencialidade, posicionamento, pluralidade e historicidade na análise da prática educativa. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 13, n. 2, p. 147–173, 2020. DOI: 10.18554/rt.v13i2.4906. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/4906. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Tradução