EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL:CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO NAS LICENCIATURAS
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v6i2.502Resumo
O estudo apresenta e discute uma atividade de extensão universitária desenvolvida através de subprojeto do Programa de iniciação à docência (PIBID) na rede municipal de ensino de uma capital do Nordeste, com escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, contempladas por Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). As SRM são espaços de Atendimento Educacional Especializado, implementados pelo Ministério da Educação e voltados para o trabalho de suporte a inclusão escolar de alunos público alvo da Educação Especial, a saber: alunos com deficiência, alunos com altas habilidades/superdotação, alunos com transtornos globais de desenvolvimento. As atividades de extensão envolveram 25 alunos de licenciaturas (pedagogia, história, letras, artes-plásticas), cinco professores da rede municipal, responsáveis por salas de recurso multifuncional das cinco escolas contempladas pelo projeto e um professor universitário. Este artigo tem como objetivo investigar limites e possibilidades deste subprojeto PIBID/Educação Especial para a formação do licenciando que atuará com os novos paradigmas da educação especial a partir da perspectiva da educação inclusiva. A metodologia consistiu em analisar as produções reflexivas de alunos envolvidos na realização da atividade de extensão, com foco na relação entre as práticas do PIBID como experiência formativa. Os resultados apontam que o estreitamento da relação entre a universidade e a escola ampliou o conhecimento sobre a educação especial, uma prática educacional escassa, quando não ausente, na formação dos licenciandosDownloads
Publicado
2015-09-25
Como Citar
GALVÃO, N. de C. S. S. EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL:CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO NAS LICENCIATURAS. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 6, n. 2, 2015. DOI: 10.18554/rt.v6i2.502. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/502. Acesso em: 26 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.