ESTATUTO DO IDOSO E DIREITOS HUMANOS: CONTRIBUINDO NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Autores

  • Fabiane Maria Schoab
  • Édina Claudia Lima Fernandes Seremeta
  • Karini de Santana
  • Maria Iolanda de Oliveira
  • Neoli Cristina Semchechem Gruczka
  • Andressa Pacenko Malucelli

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v7i2.509

Resumo

RESUMO: À medida que se busca compreender a temática em relação aos Direito Humanos, referenciamos preferencialmente através do artigo, os direitos dos Idosos, previstas na Lei N° 10.741 de 1° de outubro de 2003- Estatuto do Idoso. Salientando questões como qualidade de vida, longevidade, respeito, valorização da pessoa idosa e ainda sobre a permanência do desafio de se eliminar os preconceitos ainda existentes na sociedade. A partir da problematização dessa temática, apontamos a experiência do NASJEPI- Núcleo de Assistência Social Jurídica e de estudos sobre a Pessoa Idosa que desenvolve oficinas lúdicas para estudantes de escolas fundamentais. A importância de desenvolver este trabalho é causar reflexão sobre o processo de envelhecimento, contribuir na educação dos alunos, e ainda no seu desenvolvimento intelectual e social. Dessa maneira a geração jovem estará espelhando suas ações, tornando-se cidadãos ativos, comprometidos com a causa e promovendo um ambiente mais agradável de viver em sociedade. 

 

Palavras-chave: Direitos Humanos. Estatuto do Idoso. Pessoa Idosa. Educação.

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Publicado

2015-09-26

Como Citar

SCHOAB, F. M.; LIMA FERNANDES SEREMETA, Édina C.; DE SANTANA, K.; DE OLIVEIRA, M. I.; SEMCHECHEM GRUCZKA, N. C.; MALUCELLI, A. P. ESTATUTO DO IDOSO E DIREITOS HUMANOS: CONTRIBUINDO NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 7, n. 2, 2015. DOI: 10.18554/rt.v7i2.509. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/509. Acesso em: 26 dez. 2024.