O ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA: ABORDAGENS METODOLÓGICAS NO DESENVOLVIMENTO DA PRÁXIS DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i1.5301

Palavras-chave:

Aula Prática. Pedagogia. Graduando. Formação Docente.

Resumo

O Ensino de Ciências para as séries iniciais possui particularidades quando comparada as séries subsequentes. Sua principal característica é o fato de ser praticada por um professor polivalente, ou seja, o responsável por uma gama de conteúdos. Desta forma, o processo de formação, com o propósito de favorecer o desenvolvimento de competências e habilidades, é importante para que os licenciandos possam refletir sobre novas práxis. Neste contexto, o objetivo deste artigo consistiu em subsidiar os futuros professores na produção de materiais didáticos e na elaboração de propostas pedagógicas envolvendo pluralidade de procedimentos e de elementos da prática docente. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu em uma Universidade pública, durante o I semestre de 2019, em uma Disciplina Complementar de Graduação (DCG), intitulada “Ensino de Ciências na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental”. Participaram como sujeitos da pesquisa, principalmente licenciandos do curso de pedagogia. A partir das atividades desenvolvidas e analisadas qualitativamente na DCG, podemos destacar a relevância da elaboração e problematização das atividades práticas, como propostas pedagógicas para o Ensino de Ciências, na formação inicial de professores de pedagogia.

Biografia do Autor

Leonan Guerra, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA, licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, especialista em Educação Ambiental/UFSM, e mestre em Educação em Ciências/UFSM. Atualmente é doutorando em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, além de idealizador e responsável pelo projeto Oficina de Ciências, desenvolvendo atividades práticas, jogos didáticos, saídas de campo, e modelos tridimensionais de biologia.

Fernando Vasconcelos de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM


Professor de Química e coordenador pedagógico em escolas públicas, particulares de ensino médio e cursos preparatórios. Participou de projetos no desenvolvimento de ferramentas educacionais para o ensino de Química, mestre em ensino de ciências pelo Programa de Pós - Graduação em Educação em Ciências - Química da Vida e Saúde - da Universidade Federal de Santa Maria.

Vanessa Candito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Formada de Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Alto Uuruguai e das Missões: Frederico Westphalen, RS.

Especialista em Educação Ambiental - Universidade Federal de Santa Maria, RS.

Mestranda em Educação em Ciências: química da vida e saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Maria Rosa Chitolina Schetinger, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1996) e pós-doutorado no Albert Einstein College of Medicine/USA (2015). É professora titular da Universidade Federal de Santa Maria e possui bolsa em produtividade em pesquisa nível 1B do CNPq.

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Publicado

2021-05-31

Como Citar

GUERRA, L.; OLIVEIRA, F. V. de; CANDITO, V.; SCHETINGER, M. R. C. O ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA: ABORDAGENS METODOLÓGICAS NO DESENVOLVIMENTO DA PRÁXIS DOCENTE. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 14, n. 1, p. 71–91, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i1.5301. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5301. Acesso em: 13 nov. 2024.