O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES E PROFESSORES DE UMA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO COM HABILITAÇÃO EM ARTES E MÚSICA
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v14i1.5342Palavras-chave:
Estágio Curricular Supervisionado. Artes. Formação Docente. Educação do CampoResumo
A pesquisa aborda o estágio curricular supervisionado como componente do processo de formação docente em uma Licenciatura em Educação do Campo de uma universidade brasileira. Este estudo é de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e se caracteriza como um estudo de caso. Tem como objetivo principal compreender a importância do Estágio Curricular Supervisionado na formação docente para o meio rural. O estágio proporciona experiências interessantes entre estagiários e docentes, fazendo com que eles possam pensar em metodologias inovadoras para o ensino de arte, principalmente em escolas do campo. Além disso, o estágio é um espaço de formação que deve contribuir de maneira significativa para uma atuação mais crítica, formativa e emancipadora do professor. Dessa forma, o estágio revela-se como aspecto importante na/para a formação do futuro educador e educadora do campo. O estudo pode contribuir para ampliar o debate acerca das diversas dimensões do estágio voltado para o exercício docente no meio rural em diferentes contextos, uma vez que o curso analisado é a primeira licenciatura a formar professores habilitados para trabalhar artes nas escolas de Educação Básica localizadas em comunidades rurais no Brasil.
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