IMPLICAÇÕES NEUROPSICOPEDAGÓGICAS NA COMPREENSÃO CLÍNICA DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE (TDAH) EM CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v14i2.5435Palavras-chave:
Neuropsicopedagogia. TDAH. Estratégias de intervenção.Resumo
A Neuropsicopedagogia surge do entrelaçamento entre as Neurociências, a Psicologia Cognitiva e a Educação, e por ser uma ciência relativamente nova, faz-se importante compreendê-la melhor. Tal ciência tem por objetivo principal o estudo entre a relação do sistema nervoso e a aprendizagem humana, prezando por uma integração biopsicossocial. O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é hoje um dos acometimentos que mais atingem crianças/adolescentes e adultos no mundo, sendo a principal causa de encaminhamento ao neuropediatra. Pode ser definido como padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade mais frequente e em graus maiores ao observado em indivíduos com nível equivalente de desenvolvimento. Este trabalho tem por objetivo compreender de que maneira a neuropsicopedagogia clínica pode auxiliar na compreensão e possível intervenção no TDAH. Metodologicamente, adotou-se a pesquisa exploratória, através de levantamento bibliográfico e documental. Conclui-se assim que a neuropsicopedagogia clínica, através da aplicação de instrumentos próprios, planejamento e intervenção neuropsicopedagógica, poderia contribuir de forma significativa na melhoria dos sintomas de tal transtorno, ressoando em uma também melhora da qualidade de vida do indivíduo. Fica ainda, evidente, que mais pesquisas na área neuropsicopedagógica clínica precisam ser realizadas, já que, em sua maioria, são atreladas intervenções/estratégias de viés neuropsicológico no TDAH.
Referências
ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA. Manual de diagnóstico e estatística de distúrbios mentais – DSM. 3 ed. – Revisão. Tradução Lúcia Helena Siqueira Barbosa; revisão técnica Sylvio Giordano Júnior. São Paulo: Manole, 1989.
ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais – DSM. 4 ed. – Texto Revisado. Tradução Claudia Dornelles. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.
ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais- DSM. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BRIDI FILHO, César Augusto; BRIDI, Fabiane Romano de Souza. Sobre o aprender e suas relações: interfaces entre neurologia, psicologia e psicopedagogia. In: ROTTA, Newra Tellechea; BRIDI FILHO, César Augusto; BRIDI, Fabiane Romano de Souza (Orgs). Neurologia e aprendizagem: abordagem multidisciplinar. São Paulo, Artmed: 2016. p. 17-28.
CANTIERE, Carla Nunes. Intervenção neuropsicológica para desenvolvimento de habilidades de atenção e flexibilidade cognitiva em crianças com TDAH. 2014. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
CARVALHO, Guilherme Azevedo. O atendimento neuropsicopedagogico clínico no TDAH. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 11, Vol. 01, pp. 135-146 Nov. de 2018. ISSN:2448-0959
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; DA SILVA, Roberto. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
CLEMENTS, Sam. D. Minimal Brain Dysfunction in Children. U.S. Depart. of Health, Education and Welfare, 1966.
COSENZA, Ramon; GUERRA, Leonor B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.
FONSECA, Vitor da. Papel das funções cognitivas, conativas e executivas na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Rev. psicopedag., São Paulo, v. 31, n. 96, p. 236-253, 2014. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862014000300002&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 06 abr. 2021.
FÜLLE, Angelita; CARDOSO, Fabricio Bruno; RUSSO, Rita. M. T.; ROSA, Barbara M. Heck da. Neuropsicopedagogia: ciência da aprendizagem. In: RUSSO, Rita M. Toler. (Org). Neuropsicopedagogia Institucional. Curitiba: Juruá, 2018. p. 25-34.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GUALTIERI, C. Tomas; JOHNSON, Linda G. Medications Do Not Necessarily Normalize Cognition in ADHD Patients. Journal of Attention Disorders, 2008.
KANDEL, Eric Richard. Em busca da memória. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
PEREIRA, Heloisa S.; ARAUJO, Alexandra P. Q. C.; MATTOS, Paulo. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): aspectos relacionados à comorbidade com distúrbios da atividade motora. Rev. Bras. Saude Mater. Infant., Recife, v. 5, n. 4, p. 391-402, Dez. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292005000400002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 05 Abr. 2021. https://doi.org/10.1590/S1519-38292005000400002.
PFIFFNER, Linda J.; ROONEY, Mary E.; JIANG, Yuanyuan; HAACK, Lauren M.; BEAULIEU, Allyson; MCBURNETT, Keith. Sustained effects of collaborative school-home intervention for Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder symptoms and impairment. Acad Child Adolesc Psychiatry, v. 57, n.4, p. 245-251, 2018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0890856718300546. Acesso em 12 Abr. 2021. doi: 10.1016/j.jaac.2018.01.016
PORTILHO, Evelise M. Labatut.; KUSTER, Sonia M. Gomes. Estratégias de aprendizagem da criança em processo de alfabetização. Revista de Psicopedagogia, v.23, n.70, p. 23-29, 2006.
ROTTA, Newra Tellechea. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: aspectos clínicos. In: ROTTA, Newra; OHWEILER, Ligia; RIESGO, Rudimar dos S. (Org). Transtornos da Aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. São Paulo: Artmed, 2016. p. 274-286.
RUSSO, Rita Margarida Toler. Neuropsicopedagogia Clínica: Introdução, Conceitos, Teoria e Prática. Curitiba: Juruá, 2015.
SIQUEIRA, Alisson Rogério C. de et al. Efeitos de intervenção comportamental em contexto escolar sobre desatenção e hiperatividade. Psicol. teor. prat., São Paulo, v. 21, n. 1, p. 102-118, Apr. 2019. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872019000100005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 14 Abr. 2021. http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n1p102-118.
TEIXEIRA, Ricardo Antonio Gonçalves. Educação do anormal a partir dos testes de inteligência. Hist. Educ., Santa Maria, v. 23, e90024, 2019. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592019000100443&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 25 Jan. 2021. Epub Nov 25, 2019. https://doi.org/10.1590/2236-3459/90024.
TUCHA, O.; TUCHA, L.; KAUMANN, G.; KONIG, S., LANGE, K. M., STASIK, D.; STREATHER, Z.; ENGELSCHALK, T.; LANGE, K.W. Training of attention functions in children with attention deficit hyperactivity disorder, Attention Deficit and Hiperactivity Disorder, v.3, p.271-283, 2011.
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-10-13 (2)
- 2021-09-21 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Triângulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.