IMPLICAÇÕES NEUROPSICOPEDAGÓGICAS NA COMPREENSÃO CLÍNICA DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE (TDAH) EM CRIANÇAS

Autores

  • Guilherme Faquim Simão Pós-graduado em Neuropsicopedagogia (Censupeg) e mestre em Psicologia e Saúde (Famerp). Aluno especial no Programa de Pós-graduação em Educação (doutorado) - UFTM. http://orcid.org/0000-0002-0603-0679
  • Daniele Morgenstern Aimi Graduação em Física bacharelado com ênfase em física médica pelo Centro Universitário Franciscano (2010) e mestrado em Nanociências pelo Centro Universitário Franciscano (2012). Doutorado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Licenciatura em Física (UFSM), Pedagogia pela Faculdade Dom Bosco (2021).
  • Thiago Henrique Barnabé Correa Doutor em Ciências pelo Instituto de Química da UNICAMP e pós-doutorando em Educação pela Universidade de Sorocaba. Professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, onde atua na graduação e pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Educação), e Coordenador dos Programas Lato Sensu e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Substituto. http://orcid.org/0000-0001-7123-1074

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i2.5435

Palavras-chave:

Neuropsicopedagogia. TDAH. Estratégias de intervenção.

Resumo

A Neuropsicopedagogia surge do entrelaçamento entre as Neurociências, a Psicologia Cognitiva e a Educação, e por ser uma ciência relativamente nova, faz-se importante compreendê-la melhor. Tal ciência tem por objetivo principal o estudo entre a relação do sistema nervoso e a aprendizagem humana, prezando por uma integração biopsicossocial. O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é hoje um dos acometimentos que mais atingem crianças/adolescentes e adultos no mundo, sendo a principal causa de encaminhamento ao neuropediatra. Pode ser definido como padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade mais frequente e em graus maiores ao observado em indivíduos com nível equivalente de desenvolvimento. Este trabalho tem por objetivo compreender de que maneira a neuropsicopedagogia clínica pode auxiliar na compreensão e possível intervenção no TDAH. Metodologicamente, adotou-se a pesquisa exploratória, através de levantamento bibliográfico e documental. Conclui-se assim que a neuropsicopedagogia clínica, através da aplicação de instrumentos próprios, planejamento e intervenção neuropsicopedagógica, poderia contribuir de forma significativa na melhoria dos sintomas de tal transtorno, ressoando em uma também melhora da qualidade de vida do indivíduo. Fica ainda, evidente, que mais pesquisas na área neuropsicopedagógica clínica precisam ser realizadas, já que, em sua maioria, são atreladas intervenções/estratégias de viés neuropsicológico no TDAH.

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Publicado

2021-09-21 — Atualizado em 2021-10-13

Versões

Como Citar

SIMÃO, G. F.; AIMI, D. M.; CORREA, T. H. B. IMPLICAÇÕES NEUROPSICOPEDAGÓGICAS NA COMPREENSÃO CLÍNICA DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE (TDAH) EM CRIANÇAS. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 14, n. 2, p. 8–25, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i2.5435. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5435. Acesso em: 22 dez. 2024.