ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E O ENSINO DE MATEMÁTICA:

TEMÁTICAS EMERGENTES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i2.5447

Palavras-chave:

Inclusão escolar. Ensino de Matemática. Deficiência Intelectual. Educação Especial. Acessibilidade curricular.

Resumo

O artigo aborda o ensino de Matemática para estudantes com deficiência intelectual nos Anos Finais do Ensino Fundamental em uma escola da região serrana do Rio Grande do Sul. A escola selecionada, conforme o Censo Escolar da Educação Básica (2017), apontou a maior matrícula de estudantes com deficiência intelectual na etapa de ensino investigada, dentre as escolas públicas do município. Realizaram-se entrevistas com professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e de Matemática. Constatou-se que a deficiência continua sendo vista como intrínseca ao indivíduo. No currículo para o ensino de Matemática prevalece a redução e simplificação dos conteúdos, limitando-se à Matemática básica e às atividades de vida diária. A articulação entre as professoras do AEE e de Matemática não é uma prática regular. Conclui-se que o modo como as professoras concebem a deficiência intelectual interfere na aprendizagem desses estudantes; o planejamento articulado entre os docentes do AEE e área curricular necessita ser uma prática intencional e regular; o currículo no ensino de Matemática deve primar pela acessibilidade curricular para que os estudantes com deficiência intelectual possam participar do projeto pedagógico da turma; há necessidade de novas pesquisas e investimento na formação docente no campo da Educação Matemática e da Educação Inclusiva.

Biografia do Autor

Clarissa Haas, IFRS-Campus Caxias do Sul

Doutora em Educação (PPGEDU-UFRGS). Docente da área da Pedagogia no IFRS-Campus Caxias do Sul. Pesquisadora integrante do NEPIE-UFRGS.

Júlia Gechelin, Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul (RS).

Licenciada em Matemática (IFRS-Caxias do Sul). Professora de Matemática na Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul-RS.

Referências

BRASIL. Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009. Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso em: 7 abr. 2018.

BRASIL. Nota Técnica nº 4, de 23 de janeiro de 2014. Orientação quanto a documentos comprobatórios de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no Censo Escolar. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15898-nott04-secadi-dpee-23012014&category_slug=julho-2014-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 23 out. 2018.

CARNEIRO, Maria Sylvia Cardoso. Contribuições da abordagem histórico-cultural para a compreensão da deficiência intelectual como produção social. In: CAIADO; Katia Regina Moreno; BAPTISTA, Claudio Roberto; JESUS, Denise Meyrelles de. (Org.). Deficiência Mental e Deficiência Intelectual em Debate. Minas Gerais: Navegando, 2017. p. 79 – 100. Disponível em: https://www.editoranavegando.com/livro-katia. Acesso em: 23 abr. 2018.

CAXIAS DO SUL. Prefeitura Municipal. Resolução nº 35, de 30 de maio de 2017. Dispõe sobre as Diretrizes para a Educação Especial no Sistema Municipal de Ensino. Disponível em: https://gcpstorage.caxias.rs.gov.br/documents/2018/04/26ca99e6-940a-4116-b1e6-6e51e9cea8d3.pdf . Acesso em: 17 dez. 2020.

FREDERICO, Jacqueline Caroline Costa; LAPLANE, Adriana Lia Friszman. Sobre a

Participação Social da Pessoa com Deficiência Intelectual. Revista brasileira de educação especial, Bauru, v. 26, n. 3. Julho de 2020, p. 465-480. Disponível em:

<https://www.scielo.br/pdf/rbee/v26n3/1413-6538-rbee-26-03-0465.pdf>. Acesso em: 17 mar. 2021.

GUIMARÃES, Joice Silva Mundim et al. Deficiência Intelectual e a aprendizagem da Matemática por meio da formulação e resolução de problemas. In: OLIVEIRA, Guilherme Saramago de (org). Metodologia do Ensino de Matemática na Educação de Pessoas com Deficiência. Uberlândia, MG: FUCAMP, Navegando, 2020. p. 8 – 31. Disponível em: https://www.unifucamp.edu.br/wp-content/uploads/2020/12/LIVRO-4-met-do-ensi-de-matem-pessoas-com-def.pdf. Acesso em: 17 mar. 2021.

HAAS, Clarissa; BAPTISTA, Claudio Roberto. Currículo e Educação Especial: uma relação de (re) invenção necessária a partir das imagens-narrativas dos cotidianos escolares. In: Reunião Anual da Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), 37., 2015, Florianópolis. Anais […] Florianópolis, SC: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2015. Disponível em: https://anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt15-4199.pdf. Acesso em: 07 abr. 2020.

HAAS, Clarissa; BAPTISTA, Claudio R. Educação Especial, currículo e Atendimento Educacional Especializado: memória e documentação dos dispositivos pedagógicos para inclusão escolar no Brasil. In: CHAVES, Vera Lucia Jacob; SOUZA, Elizeu Clementino (Org.). Documentação, memória e história da Educação no Brasil: Educação Especial, questões étnico-raciais e de gênero. Santa Catarina: Gráfica Copiart, 2016, 1 ed., v. 02, p. 117 – 136.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Microdados do Censo Escolar. Brasília, DF: MEC/INEP, 2017, 2020. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/microdados. Acesso em: 02 abr. 2021.

KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães; REBELO, Andressa Santos; OLIVEIRA, Regina Tereza Cestari. Embates e disputas na política nacional de Educação Especial brasileira. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e217170, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v45/1517-9702-ep-45-e217170.pdf. Acesso em: 14 abr. 2020.

LEIJOTO, Camila Pereira; KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Reflexões acerca do conceito de deficiência intelectual/mental para delineamento da população escolar brasileira para registro no censo escolar. In: CAIADO; Katia Regina Moreno; BAPTISTA, Claudio Roberto; JESUS, Denise Meyrelles de. (Org.). Deficiência Mental e Deficiência Intelectual em Debate. Minas Gerais: Navegando, 2017. p. 101-122. Disponível em: https://www.editoranavegando.com/livro-katia. Acesso em: 23 abr. 2018.

MONTREAL. Declaração de Montreal sobre a Deficiência Intelectual. 2004. Disponível em: <http://www.portalinclusivo.ce.gov.br/phocadownload/cartilhasdeficiente/declaracaodemontreal.pdf>. Acesso em 23 abr. 2018.

SILVA, Ana Gisnayane Sousa; SOUSA, Francisco Jucivânio Félix de; MEDEIROS, Jarles Lopes de. Ensino de matemática: aspectos históricos. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [S. l.] , v. 9, n. 8. Julho de 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/5850. Acesso em: 01 mar 2021.

SOUZA, Juliana Campos Sabino de; FONSECA, Mateus Gianni. O jogo além do jogar: O potencial do desenvolvimento de um jogo para o processo de aprendizado em matemática. In: SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Paraná, 2018. Disponível em:

http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/SIPEM/VII_SIPEM/paper/view/369/304. Acesso em: 17 mar. 2021.

STF. Supremo Tribunal Federal. Plenário confirma suspensão de decreto que institui a política nacional de educação especial. In: Notícias STF, 28 de dezembro de 2020. Brasília, DF, 2020. Disponível em: http://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=457869&ori=1&gt. Acesso em: 14 abr. 2021.

VIEIRA, Scheilla de Castro Abbud. Deficiência intelectual: construção do conhecimento e o atendimento educacional especializado. 2017. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/i-seminario-luso-brasileiro-de-educacao-inclusiva/assets/artigos/eixo-5/completo-8.pdf. Acesso em: 18 out. 2018.

Downloads

Publicado

2021-09-20

Como Citar

HAAS, C.; GECHELIN, J. ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E O ENSINO DE MATEMÁTICA: : TEMÁTICAS EMERGENTES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 14, n. 2, p. 82–98, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i2.5447. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5447. Acesso em: 20 nov. 2024.