ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E O ENSINO DE MATEMÁTICA:

TEMÁTICAS EMERGENTES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i2.5447

Palavras-chave:

Inclusão escolar. Ensino de Matemática. Deficiência Intelectual. Educação Especial. Acessibilidade curricular.

Resumo

O artigo aborda o ensino de Matemática para estudantes com deficiência intelectual nos Anos Finais do Ensino Fundamental em uma escola da região serrana do Rio Grande do Sul. A escola selecionada, conforme o Censo Escolar da Educação Básica (2017), apontou a maior matrícula de estudantes com deficiência intelectual na etapa de ensino investigada, dentre as escolas públicas do município. Realizaram-se entrevistas com professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e de Matemática. Constatou-se que a deficiência continua sendo vista como intrínseca ao indivíduo. No currículo para o ensino de Matemática prevalece a redução e simplificação dos conteúdos, limitando-se à Matemática básica e às atividades de vida diária. A articulação entre as professoras do AEE e de Matemática não é uma prática regular. Conclui-se que o modo como as professoras concebem a deficiência intelectual interfere na aprendizagem desses estudantes; o planejamento articulado entre os docentes do AEE e área curricular necessita ser uma prática intencional e regular; o currículo no ensino de Matemática deve primar pela acessibilidade curricular para que os estudantes com deficiência intelectual possam participar do projeto pedagógico da turma; há necessidade de novas pesquisas e investimento na formação docente no campo da Educação Matemática e da Educação Inclusiva.

Biografia do Autor

Clarissa Haas, IFRS-Campus Caxias do Sul

Doutora em Educação (PPGEDU-UFRGS). Docente da área da Pedagogia no IFRS-Campus Caxias do Sul. Pesquisadora integrante do NEPIE-UFRGS.

Júlia Gechelin, Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul (RS).

Licenciada em Matemática (IFRS-Caxias do Sul). Professora de Matemática na Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul-RS.

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Publicado

2021-09-20

Como Citar

HAAS, C.; GECHELIN, J. ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E O ENSINO DE MATEMÁTICA: : TEMÁTICAS EMERGENTES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 14, n. 2, p. 82–98, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i2.5447. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5447. Acesso em: 22 dez. 2024.