PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS E ENSINO HÍBRIDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i1.5556

Palavras-chave:

Inovação. Ensino Híbrido. Transformação.

Resumo

As práticas pedagógicas estão em constante transformação e são uma forma de modificar diversos cenários sociais e culturais, pois atinge mais do que a relação professor aluno, perpassa os muros escolares e desencadeia atitudes positivas das comunidades que esses docentes e discentes convivem. Considerando ser fundamental a capacitação dos docentes, desenvolvemo-la com os professores do Ensino Fundamental I, do Grupo Escolar Nossa Senhora de Fátima, de Herval d’Oeste. Tal capacitação prioriza os temas Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e Ensino Híbrido (EH) os quais proporcionam uma visão inovadora, transformadora e moderna. Frente a atual situação de pandemia mundial, devido ao vírus COVID-19, termos novos foram apresentados e outros resgatados, pois diversos modelos de metodologias ativas já são pautados em muitas formações continuadas, contudo, muitas ainda não eram aplicadas, por requerer, ou, por achar-se que a tecnologia mediava e fundamentava os processos, o que na realidade não está intrinsecamente relacionada. A partir desta problemática, este artigo apresenta possíveis metodologias ativas, reflexões da formação dos acadêmicos nos cursos de licenciatura, bem como os resultados obtidos na capacitação de professores.

Biografia do Autor

  • Naiane de Lima Mascarelo, Unoesc
    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2014). Atualmente é coordenadora pedagógica do Centro de Educação Pequeno Pensador. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Fundamental I.
  • Simone Simioni, Unoesc
    Graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, Brasil(2007). Professora da Prefeitura Municipal de Joaçaba , Brasil
  • Talita Zilio Albiero, Unoesc
    Possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2012). Desde o ano de 2006 é auxiliar administrativo do CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DE SANTA CATARINA - CRCSC, exercendo a atividade na Delegacia Regional do CRCSC de Joaçaba. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.
  • Ivo Dickmann, Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó
    Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - Unochapecó. Pós-doutor em Educação (Uninove). Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharel em Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE). Principal foco de atuação e pesquisa: Educação Crítica Freiriana, Educação Ambiental e Ecopedagogia (Pedagogia do Meio Ambiente Oprimido) e Universidades Comunitárias. Líder do Palavração - Grupo de Pesquisa em Educação. Entre as principais obras publicadas estão artigos em revistas científicas e os livros: Primeiras Palavras em Paulo Freire (2008; 2016; 2019), Pedagogia da Memória (2017), Dinâmicas Pedagógicas (2017), Educação Ambiental na América Latina (2018), 365 dias com Paulo Freire (2019), Paulo Freire: método e didática (2020), Pedagogia do Ser Mais (2020), Educação Ambiental Crítica (2020)

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS E ENSINO HÍBRIDO. Revista Triângulo, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–21, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i1.5556. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5556. Acesso em: 13 maio. 2025.