PARADIGMAS, SOCIEDADES E EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v2i02.60Resumo
Propõe-se este trabalho a um estudo nas mudanças sofridas pelos paradigmas e
pelas sociedades com o passar dos tempos, relacionando-os e articulando-os entre si, como
elementos condicionantes de culturas, com um viés para a educação. Foi motivado pelos
resultados obtidos em uma pesquisa realizada com 24 professores de uma escola particular
da cidade de Rio Grande, RS, em março de 2009, que levaram à conclusão de que tais
docentes tiveram sua formação inicial e mantém suas práticas em uma educação amparada
no Paradigma Dominante e na Sociedade Disciplinar, o que faz com que eles e a própria
instituição andem na contramão da pedagogia contemporânea. Fundamenta-se numa
pesquisa bibliográfica em obras de autores como Deleuze (1992), Foucault (1997), Cunha
(1998), Santos (1999), Gadotti (2004), Marcondes (2005), buscando seus entendimentos
sobre os conceitos dos Paradigmas Aristotélico, Dominante e Emergente e das Sociedades
de Soberania, Disciplinar e de Controle, além de breves considerações sobre a evolução
educacional. Os aspectos educativos aqui analisados se amparam nas obras dos
pensadores Libâneo (1999), Perrenoud (1999) e Hadji (2001), além de orientações oficiais
da educação no país, encontradas em Brasil (1996) que, junto às demais, garantem um
embasamento teórico de qualidade e credibilidade ao trabalho. Nesse sentido, o estudo
desses elementos que com suas forças se impõem e condicionam as culturas, remetem ao
pensamento de que a educação, com seus avanços e retrocessos, bem retrata a fase de
transição pela qual passam os paradigmas Emergente que tenta sobrepor-se ao Dominante
que ainda oferece resistência, e da Sociedade de Controle que emerge com o processo de
globalização e desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação ? TIC?s ?,
mas ainda convive com a influência da Sociedade Disciplinar.
Palavras-chave: Cultura. Educação. Paradigma. Sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.