Grupo focal on-line no WhatsApp
contribuições para pesquisas sobre formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v17i1.7049Palavras-chave:
Grupo Focal On-line, WhastApp, Formação de ProfessoresResumo
O presente artigo busca relatar uma experiência de uso de grupo focal on-line em WhastApp. Tem-se o objetivo de construir mais ampla solidez teórica sobre a utilização e desenvolvimento de tal recurso, dado que trata-se de um método significativo para a construção de dados empíricos em pesquisas de formação de professores. O grupo focal on-line foi construído a partir das dificuldades que se fizeram presentes na imersão no campo de pesquisa. Teve como participantes 19 professores de Matemática atuantes na EJA/EM. Tal recurso metodológico, possibilitou a construção de um espaço interativo, promovendo a socialização entre os pares, o que deu origem a um corpus de análise rico. No grupo, os docentes puderam identificar-se com os outros no que se refere as incertezas e aos desafios da profissão e, a partir disso, reformular suas atitudes e ações, contribuindo para sua formação profissional e para a qualidade do ensino oferecido.
Referências
ABREU, N. R.; BALDANZA, R. F.; GONDIM, S. M. G. Os grupos focais on-line: das reflexões conceituais à aplicação em ambiente virtual. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação, v.06, n. 01, 2009, p. 05-24.
BORDINI, G. S. SPERB, T. M. O uso de grupos focais on-line sincrônicos em pesquisa qualitativa. Psicologia em Estudo, Maringá, v.16, n.03, p.437-445, jul./set. 2011.
DUARTE, A. B. S. Grupo focal on-line e off-line como técnica da coleta de dados. Informação &Sociedade Estudos, João Pessoa, v. 17, n.1, p. 75-85, jan./abr., 2007.
FERREIRA, N. C. Whatsapp messenger como recurso no ensino superior: narrativa de uma experiência interdisciplinar. Revista de Educação do Vale do Arino, Juara, v.01, n.01, p. 3-14, out.2014.
GATTI, A. B. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livros. 2005.
GONDIM, S. M. G. Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Paidéia: Cadernos de Psicologia e Educação, Ribeirão Preto, v. 12, n. 24, p. 149-161, 2002.
KENSKI, V. M. A urgência de propostas inovadoras para a formação de professores para todos os níveis de ensino. Revista Diálogo Educação, Curitiba, v. 15, n. 45, p. 423-441, maio/ago. 2015.
MELO, P. S. L; ARAÚJO, W. P. Grupo focal na pesquisa em Educação. In: Encontro em pesquisa em Educação PPGED/UFPI, 5, 2010. Teresina. Anais... Teresina: [s/n], 2010. p. 1-13. Disponível em: http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/VI.encontro.2010/GT.3/GT_03_10_2010.pdf Acesso em: 12/12/2017.
MINAYO, M. C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14.ed. São Paulo: Hucitec/Abrasco, 2014.
OLIVEIRA, F.S. et al. Experiência de uso do Whatsapp como Ambiente Virtual de Aprendizagem em um curso a distância. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação e 20ª Workshop de Informática na Escola, 3., 2014. Dourados (MS). Anais... Dourados: [s/n], 2014. p.179-183. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/3098/2606 . Acesso em: 15 jul. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Triângulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.