Grupo focal on-line no WhatsApp

contribuições para pesquisas sobre formação de professores

Autores

  • Patricia Ferreira Santos Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Váldina Gonçalves da Costa Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v17i1.7049

Palavras-chave:

Grupo Focal On-line, WhastApp, Formação de Professores

Resumo

O presente artigo busca relatar uma experiência de uso de grupo focal on-line em WhastApp. Tem-se o objetivo de construir mais ampla solidez teórica sobre a utilização e desenvolvimento de tal recurso, dado que trata-se de um método significativo para a construção de dados empíricos em pesquisas de formação de professores. O grupo focal on-line foi construído a partir das dificuldades que se fizeram presentes na imersão no campo de pesquisa. Teve como participantes 19 professores de Matemática atuantes na EJA/EM. Tal recurso metodológico, possibilitou a construção de um espaço interativo, promovendo a socialização entre os pares, o que deu origem a um corpus de análise rico. No grupo, os docentes puderam identificar-se com os outros no que se refere as incertezas e aos desafios da profissão e, a partir disso, reformular suas atitudes e ações, contribuindo para sua formação profissional e para a qualidade do ensino oferecido.

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Publicado

2024-05-01

Como Citar

SANTOS, P. F.; COSTA, V. G. da . . Grupo focal on-line no WhatsApp : contribuições para pesquisas sobre formação de professores. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 17, n. 1, p. 320–334, 2024. DOI: 10.18554/rt.v17i1.7049. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7049. Acesso em: 3 jul. 2024.

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