As geografias em Torto Arado e as aproximações com a formação de professoras e professores
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v17i1.7388Palavras-chave:
Literatura Brasileira, Educação Geográfica, Formação de Professoras e ProfessoresResumo
O livro “Torto Arado” de Itamar Vieira Júnior, publicado em 2019, é o objeto de estudo desta pesquisa, assim como a formação de professores e professoras de geografia e o uso das diferentes linguagens na educação geográfica. A pesquisa visou investigar as geografias presentes no livro, e estimular a aplicação da Lei 10.639/2003 pela presença de aspectos culturais afro-brasileiras no romance. Nos aproximamos de autoras como Djamila Ribeiro e Sueli Carneiro para refletir sobre as potencialidades do "letramento racial" na educação geográfica, e a discussão sobre o conceito de lugar em Y-Fu Tuan. Com esse intuito houve a organização, realização e análise de uma oficina pedagógica com estudantes do Curso de Geografia da UUUU. Na oficina utilizamos trechos do romance, imagens da tese de doutorado de Itamar Vieira Junior, e da artista Linoca Souza, bem como técnicas de produção de gravuras no intuito de mobilizar as "imaginações geográficas" à luz do pensamento de Doreen Massey. Com essa pesquisa buscou-se evidenciar a produção de escritores, escritoras e artistas pretas(os) e introduzir a cultura afro-brasileira na formação de educadoras e educadores dentro universidade com reflexos para a docência nas escolas, potencializando outras miradas para educação geográfica neste encontro com a literatura e a arte.
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