As geografias em Torto Arado e as aproximações com a formação de professoras e professores

Autores

  • Luan Perretto de Andrade Universidade Federal do Paraná
  • Karina Rousseng Dal Pont Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v17i1.7388

Palavras-chave:

Literatura Brasileira, Educação Geográfica, Formação de Professoras e Professores

Resumo

O livro “Torto Arado” de Itamar Vieira Júnior, publicado em 2019, é o objeto de estudo desta pesquisa, assim como a formação de professores e professoras de geografia e o uso das diferentes linguagens na educação geográfica. A pesquisa visou investigar as geografias presentes no livro, e estimular a aplicação da Lei 10.639/2003 pela presença de aspectos culturais afro-brasileiras no romance. Nos aproximamos de autoras como Djamila Ribeiro e Sueli Carneiro para refletir sobre as potencialidades do "letramento racial" na educação geográfica, e a discussão sobre o conceito de lugar em Y-Fu Tuan. Com esse intuito houve a organização, realização e análise de uma oficina pedagógica com estudantes do Curso de Geografia da UUUU. Na oficina utilizamos trechos do romance, imagens da tese de doutorado de Itamar Vieira Junior, e da artista Linoca Souza, bem como técnicas de produção de gravuras no intuito de mobilizar as "imaginações geográficas" à luz do pensamento de Doreen Massey. Com essa pesquisa buscou-se evidenciar a produção de escritores, escritoras e artistas pretas(os) e introduzir a cultura afro-brasileira na formação de educadoras e educadores dentro universidade com reflexos para a docência nas escolas, potencializando outras miradas para educação geográfica neste encontro com a literatura e a arte.

Biografia do Autor

Luan Perretto de Andrade, Universidade Federal do Paraná

Licenciando em Geografia e bacharel em Geologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Teve experiência no exterior como bolsista do Programa Ciências Sem Fronteiras na University College Dublin (UCD) de 2014 a 2015, onde desenvolveu pesquisa de extensão no Research Petroleum Group. Hoje, sua atuação profissional é como editor, autor e cartógrafo de conteúdos de Geografia para livros didáticos do Ensino Fundamental e Médio. Além disso, desenvolve pesquisas nas áreas de docência, BNCC, livros didáticos, políticas educacionais entre outras áreas de interesse

Karina Rousseng Dal Pont, Universidade Federal do Paraná

Professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 2019. Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004), Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). As áreas de interesse, escrita e pesquisa estão nas experiências educativas em espaços formais e não formais; no encontro e derivações entre arte contemporânea e educação; na educação geográficas e suas imagens; e nos processos de subjetivação docente. As experiências com a docência são no ensino superior, desde 2009, e também como professora de Geografia em escolas públicas atuando nos Anos Finais do Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos. Além de prestar consultorias para formação continuada de professoras e professores para redes municipais e estaduais de educação. Atualmente sou colaboradora do Laboratório Pedagógico de Ensino de Geografia, Labogeo (UFPR), e sou coordenadora do Programa Residência Pedagógica do Curso de Geografia da UFPR (2022-2024).

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

PERRETTO DE ANDRADE, L.; ROUSSENG DAL PONT, K. As geografias em Torto Arado e as aproximações com a formação de professoras e professores. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 17, n. 1, p. 39–58, 2024. DOI: 10.18554/rt.v17i1.7388. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7388. Acesso em: 3 jul. 2024.