Da formação de professores que ensinam Matemática às práticas do ensino remoto

mapeamento de teses e dissertações no contexto da pandemia

Autores

  • Mariany Fonseca Garcia Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP
  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v17i2.7397

Palavras-chave:

Mapeamento de teses e dissertações, Ensino remoto, Pedagogia, Educação Matemática

Resumo

Este artigo apresenta uma das etapas de um estudo de Iniciação Científica (IC) financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Esta pesquisa tinha o objetivo geral de compreender como se estruturou uma disciplina de Matemática em um curso de Pedagogia em uma Universidade pública do estado de São Paulo durante o ensino remoto. Tal iniciativa se faz necessária já que a literatura especializada em Educação Matemática denuncia diversos problemas relacionados às disciplinas de Matemática nos cursos de Pedagogia, tais como: relacionamentos negativos entre os licenciandos e a disciplina; pouco espaço-tempo no curso para discutir todos os aspectos necessários para a formação matemática e a formação para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais; e a necessidade de o professor formador da disciplina lidar com estas realidades. Frente este contexto, a IC foi orientada pelos pressupostos da pesquisa qualitativa em educação e passou por diversas etapas investigativas. Dentre essas, neste trabalho discutimos sobre o mapeamento de teses e dissertações realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) em que foram utilizadas as categorias de análise: Formação De Pedagogos No Ensino Remoto e Ensino De Matemática Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Durante o Ensino Remoto. Como resultados, percebe-se temas relacionados ao curso de Pedagogia no ensino remoto: o engajamento estudantil; a relação entre futuros pedagogos e tecnologia; e alteração de práticas docentes. Já a respeito da Matemática nos anos iniciais, os estudos sobre ensino remoto apontam para: a utilização de jogos matemáticos; atividades adaptadas para um estudante diagnosticado com Síndrome do Espectro Autista; ajuda familiar na resolução de propostas matemáticas que a escola enviava aos filhos; e sequência didática com base na Teoria dos Campos Conceituais.

Biografia do Autor

Mariany Fonseca Garcia, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), junto à linha de pesquisa "Educação em Ciências e Matemática". Licenciada em Pedagogia pela UFSCar e integrante do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – FCT/UNESP, Presidente Prudente-SP. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE); do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da UFSCar; e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da UFMS, Campo Grande.  Líder do "MANCALA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

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Publicado

2024-08-31

Como Citar

GARCIA, M. F.; CIRÍACO, K. T. Da formação de professores que ensinam Matemática às práticas do ensino remoto: mapeamento de teses e dissertações no contexto da pandemia. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 17, n. 2, p. 167–187, 2024. DOI: 10.18554/rt.v17i2.7397. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/7397. Acesso em: 10 set. 2024.