Da formação de professores que ensinam Matemática às práticas do ensino remoto
mapeamento de teses e dissertações no contexto da pandemia
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v17i2.7397Palavras-chave:
Mapeamento de teses e dissertações, Ensino remoto, Pedagogia, Educação MatemáticaResumo
Este artigo apresenta uma das etapas de um estudo de Iniciação Científica (IC) financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Esta pesquisa tinha o objetivo geral de compreender como se estruturou uma disciplina de Matemática em um curso de Pedagogia em uma Universidade pública do estado de São Paulo durante o ensino remoto. Tal iniciativa se faz necessária já que a literatura especializada em Educação Matemática denuncia diversos problemas relacionados às disciplinas de Matemática nos cursos de Pedagogia, tais como: relacionamentos negativos entre os licenciandos e a disciplina; pouco espaço-tempo no curso para discutir todos os aspectos necessários para a formação matemática e a formação para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais; e a necessidade de o professor formador da disciplina lidar com estas realidades. Frente este contexto, a IC foi orientada pelos pressupostos da pesquisa qualitativa em educação e passou por diversas etapas investigativas. Dentre essas, neste trabalho discutimos sobre o mapeamento de teses e dissertações realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) em que foram utilizadas as categorias de análise: Formação De Pedagogos No Ensino Remoto e Ensino De Matemática Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Durante o Ensino Remoto. Como resultados, percebe-se temas relacionados ao curso de Pedagogia no ensino remoto: o engajamento estudantil; a relação entre futuros pedagogos e tecnologia; e alteração de práticas docentes. Já a respeito da Matemática nos anos iniciais, os estudos sobre ensino remoto apontam para: a utilização de jogos matemáticos; atividades adaptadas para um estudante diagnosticado com Síndrome do Espectro Autista; ajuda familiar na resolução de propostas matemáticas que a escola enviava aos filhos; e sequência didática com base na Teoria dos Campos Conceituais.
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