POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E AS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL PRESENTES NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v7i2.1401Abstract
A educação superior no Brasil é tema de um amplo debate, e em diversas áreas dos saberes; para tanto, deve-se pensar também acerca de sua função social; da inserção e permanência das classes menos favorecidas no Ensino Superior Público; no tripé ensino, pesquisa e extensão; e nas políticas públicas educacionais. O presente artigo visa a contribuir para a discussão acerca das influências do neoliberalismo e da globalização na educação, tendo em vista os determinantes históricos que trazem consigo fortes resquícios de um tempo em que apenas a elite, minoria da população, tinha acesso ao ensino superior. Discute-se a questão social e suas expressões presentes na universidade, além de resultados de um estudo realizado na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, por meio de uma pesquisa de campo, de abordagem quanti-qualitativa; em que os discentes beneficiados pelo Programa de Assistência Estudantil, versam sobre a contribuição dos auxílios para a permanência no ensino superior público. Assim, identifica-se que faz-se necessário maiores investimentos nas Políticas Educacionais, garantindo o acesso igualitário à educação, além de meios para prover a permanência desses estudantes no ensino superior público.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.