COMPREENSÃO DE TESTES DE HIPÓTESES POR ALUNOS QUE CURSAM BIOESTATÍSTICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v9i2.1563Abstract
Neste trabalho avalia-se a compreensão em testes de hipóteses de alunos que cursaram a disciplina de Bioestatística numa Universidade pública no estado de Minas Gerais. Para tal, 23 alunos responderam a um teste sobre o tema, do qual foram analisadas neste texto duas questões que versam sobre o estabelecimento/formulação de hipóteses. No decorrer do semestre letivo, foi observado que os alunos apresentaram dificuldades em questões básicas e essenciais para o entendimento dos testes, como a nomenclatura utilizada, a confusão entre o estabelecimento de população e amostra, e também a pouca familiarização com as operações básicas matemáticas. Os resultados mostram que os alunos, em geral, têm muitas dificuldades nas questões abordando testes de hipóteses, principalmente na sua interpretação quando devem expressar o raciocínio estatístico através da justificativa escrita e teoricamente fundamentada das respostas marcadas nas questões de múltipla escolha. Os erros encontrados na solução de problemas de Teste de Hipóteses por alunos de Ensino Superior têm uma forte relação com os conhecimentos prévios necessários para a compreensão desses conceitos, sendo importante um trabalho para minimizar o efeito de falta de pré-requisito.Downloads
Published
2016-12-06
How to Cite
SILVA, H. G.; OLIVEIRA JUNIOR, A. P. COMPREENSÃO DE TESTES DE HIPÓTESES POR ALUNOS QUE CURSAM BIOESTATÍSTICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. JOURNAL TRIANGLE, Uberaba - MG, v. 9, n. 2, 2016. DOI: 10.18554/rt.v9i2.1563. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1563. Acesso em: 23 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.