A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NA PRÁTICA EDUCATIVA E NA FORMAÇÃO DOCENTE

Authors

  • Cairo Amarildo Batista Martins Uniube
  • Renata Flávia Nobre Canela Dias UNIUBE/UNIMONTES
  • Erika Pereira Silva Uniube

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v9i2.1602

Abstract

O ensino e a aprendizagem dos conteúdos exigem do professor não só o domínio específico de conteúdo e disciplinas, mas também o domínio dos elementos que caracterizam uma prática educativa consistente e crítica. Para isto, é necessário conhecer a Didática para a construção do conhecimento coletivo, significativo e contextualizado. Este trabalho tem como intuito apresentar sua importância no cenário de construção e efetivação da prática educativa e na formação docente. Neste viés buscou-se desenvolver o referido artigo por meio de levantamento bibliográfico. Logo, para a sua melhor compreensão, o artigo foi dividido em subtemas, que tentam comprovar que a mesma não pode ser considerada apenas uma ferramenta isolada, mas sim componente indispensável no processo de ensino, que influência no aprendizado e caráter crítico do sujeito. Com este estudo, espera-se trazer de forma clara a importância da Didática e suas possibilidades no espaço educativo, oportunizando novos sentidos às práticas pedagógicas, para a construção dos saberes.

Author Biographies

Cairo Amarildo Batista Martins, Uniube

Graduado em Engenharia Elétrica e Mestrando em Educação pela Uniube

Renata Flávia Nobre Canela Dias, UNIUBE/UNIMONTES

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes, graduada em Direito pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros-Fip-Moc, especialista em Docência no Ensino Superior, em EAD, em Gestão Pedagógica, em Direito Penal e Processo Penal, Educação Empreendora (em curso), Mestranda em Educação - Universidade de Uberaba (finalizando). Professora Universitária vinculada a Educação.

Erika Pereira Silva, Uniube

Graduada em Pedagogia e Mestranda em Educação pela Uniube

Published

2016-12-06

How to Cite

MARTINS, C. A. B.; CANELA DIAS, R. F. N.; SILVA, E. P. A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NA PRÁTICA EDUCATIVA E NA FORMAÇÃO DOCENTE. JOURNAL TRIANGLE, Uberaba - MG, v. 9, n. 2, 2016. DOI: 10.18554/rt.v9i2.1602. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1602. Acesso em: 22 nov. 2024.