TENDÊNCIAS DA PESQUISA ACADÊMICA SOBRE IDENTIDADE DOCENTE: UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS NO PORTAL DA CAPES ENTRE OS ANOS DE 2010 A 2014

Authors

  • Alisson José Oliveira Duarte Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Helena de Ornellas Pereira Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v9i1.1720

Abstract

O presente trabalho tem por objetivo mapear e discutir as tendências da produção acadêmica brasileira sobre identidade docente, publicadas em periódicos científicos entre os anos de 2010 a 2014, no portal da CAPES. Para tanto, utilizou-se a ferramenta de busca avançada do referido portal para delimitar o tema, onde foram definidos os seguintes critérios de inclusão: “Identidade Docente”; no título dos trabalhos; somente artigos; idioma português; últimos cinco anos. O resultado da pesquisa apontou 24 artigos, desse total 6 foram eliminados por não atenderem aos objetivos, enquanto 17 foram analisados nesse trabalho. A avaliação qualitativa do material revelou três concepções gerais trazidas pelos autores para explicar o processo de constituição da identidade docente: a visão política, a perspectiva da socialização e a concepção biográfica.  

Published

2016-06-29

How to Cite

DUARTE, A. J. O.; PEREIRA, H. de O. TENDÊNCIAS DA PESQUISA ACADÊMICA SOBRE IDENTIDADE DOCENTE: UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS NO PORTAL DA CAPES ENTRE OS ANOS DE 2010 A 2014. JOURNAL TRIANGLE, Uberaba - MG, v. 9, n. 1, 2016. DOI: 10.18554/rt.v9i1.1720. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1720. Acesso em: 22 dec. 2024.