FORMAÇÃO DOCENTE: A AUTONOMIA NA CONVERSAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v9i1.1725Abstract
A escola vem sofrendo grandes mudanças, tendo como maior desafio contribuir na formação de sujeitos conscientes de si e do contexto que habitam. A atuação docente é importante dispositivo nesse processo e a formação continuada pode contribuir significativamente. Referimos-nos à formação que tem como base a reflexão individual e coletiva sobre o exercício docente e os contextos de trabalho. A pesquisa, desenvolvida com professores de uma escola estadual de Pouso Alegre-MG, objetivou, em um espaço coletivo de circulação da palavra, a Conversação, investigar em que medida os dilemas vividos pelos professores quando partilhados com seus pares podem ser mobilizadores de reflexões sobre a prática docente e, como consequência, de formação profissional. Os resultados indicaram que a ausência de autonomia surge como um atravessamento na/da docência, porém a reflexão em espaço coletivo pode contribuir na reapropriação, pelo professor, de seu saber e fazer, o que entendemos como formativo.
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