FORMAÇÃO DOCENTE: A AUTONOMIA NA CONVERSAÇÃO

Authors

  • Marcilena Assis Toledo Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVAS
  • Carla Helena Fernandes Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVAS

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v9i1.1725

Abstract

A escola vem sofrendo grandes mudanças, tendo como maior desafio contribuir na formação de sujeitos conscientes de si e do contexto que habitam. A atuação docente é importante dispositivo nesse processo e a formação continuada pode contribuir significativamente. Referimos-nos à formação que tem como base a reflexão individual e coletiva sobre o exercício docente e os contextos de trabalho. A pesquisa, desenvolvida com professores de uma escola estadual de Pouso Alegre-MG, objetivou, em um espaço coletivo de circulação da palavra, a Conversação, investigar em que medida os dilemas vividos pelos professores quando partilhados com seus pares podem ser mobilizadores de reflexões sobre a prática docente e, como consequência, de formação profissional. Os resultados indicaram que a ausência de autonomia surge como um atravessamento na/da docência, porém a reflexão em espaço coletivo pode contribuir na reapropriação, pelo professor, de seu saber e fazer, o que entendemos como formativo. 

Published

2016-06-29

How to Cite

TOLEDO, M. A.; FERNANDES, C. H. FORMAÇÃO DOCENTE: A AUTONOMIA NA CONVERSAÇÃO. JOURNAL TRIANGLE, Uberaba - MG, v. 9, n. 1, 2016. DOI: 10.18554/rt.v9i1.1725. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1725. Acesso em: 22 dec. 2024.