Uma análise da produção acadêmica brasileira sobre educação profissional e tecnológica na perspectiva politécnica
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2586Abstract
O objetivo deste trabalho é o apresentar o levantamento das produções acadêmicas brasileiras que versaram sobre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na perspectiva politécnica, atentando às inter-relações que inferem nesta temática bem como os desafios à ela concernentes. Para tanto, fundamentado em Sánchez Gamboa (2012), Triviños (1987), Fazenda (2000) e Medeiros Neta (2016), foi realizado um estudo bibliográfico de caráter exploratório no Portal de Periódico CAPES, utilizando os descritores: Educação Profissional e Tecnológica; Formação Omnilateral; Escola Unitária; Educação Politécnica e Trabalho como Princípio Educativo, sendo considerados os artigos publicados entre os anos de 2010 e 2017. Os resultados de tais publicações destacam a potencialidade da Educação Profissional atuar como instrumento de emancipação humana, contudo evidenciam a escassez de estudos que debrucem sobre os Cursos Técnicos ofertados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
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