MEDIAÇÃO E FORMAÇÃO CIDADÃ NA UNIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v5i2.336Abstract
Sabendo-se que a educação do homem é um processo complexo que se constrói ao longo de toda uma vida e não somente nos anos iniciais da escola, o presente trabalho desenvolve uma reflexão sobre a educabilidade humana e sua relação com a mediação realizada pelo professor. Destacando a dimensão ética, valores como a cidadania e a forma de tratá-los com o jovem universitário, considera que ele já é cidadão antes mesmo de exercer este papel. Dessa perspectiva, surge o questionamento: como tratar de ética, moral, princípios (ou regras básicas de comportamento) e valores como honestidade, bondade, virtude com jovens universitários de forma a promover mudança de comportamento e atitude orientando-os para alcançarem a aprendizagem significativa? Como promover o aprimoramento das faculdades intelectuais, físicas e morais do indivíduo que, através da aprendizagem consegue transformar-se em cidadão pensante e atuante? Para minimizar os comportamentos antissociais é preciso associar aprendizagem e educação em valores. Para tanto, faz-se necessário rever como a ética é abordada na formação dos estudantes.Downloads
Published
2013-05-22
How to Cite
GONÇALVES VIEIRA, T. C.; DE ALMEIDA PIMENTA, M. A. MEDIAÇÃO E FORMAÇÃO CIDADÃ NA UNIVERSIDADE. JOURNAL TRIANGLE, Uberaba - MG, v. 5, n. 2, 2013. DOI: 10.18554/rt.v5i2.336. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/336. Acesso em: 22 dec. 2024.
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