Urdidura das diretrizes curriculares nacionais de pedagogia, o projeto pedagógico e o currículo: à luz da complexidade nos operadores cognitivos
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.3421Keywords:
Diretrizes Curriculares Nacionais. Teoria de currículo. Projeto pedagógico. Pensamento Complexo. Operadores CognitivosAbstract
O presente artigo tem por objetivo analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia - Resolução n.º 1 do CNE/CP, de 15 de maio de 2006, à luz do Pensamento Complexo de Edgar Morin. É um estudo de natureza qualitativa, de caráter exploratório; os procedimentos metodológicos utilizados foram a análise documental no que se refere à legislação que disciplina o curso de Pedagogia. Suas DCNs orientam as Instituições de Educação Superior (IES) a organizar a respectiva matriz curricular no âmbito da formação do futuro pedagogo, mas apresentam lacunas entre o alcançável e o desejável, razão por quê se preferiu a leitura pela ótica do Pensamento Complexo de Edgar Morin. Discutiu-se igualmente o projeto pedagógico e seu papel na relação com as DCNs do curso de Pedagogia à luz dos operadores cognitivos do Pensamento Complexo. A pesquisa contou com o amparo teórico de Morin (2008, 2010, 2011, 2015), Moraes (2015), Petraglia (2010, 2013), Mariotti (2000, 2010), Veiga (2004, 2012) e Sacristán (2000), entre outros. As análises das relações estabelecidas à luz do Pensamento Complexo permitiram compreender as ações e intervenções simultâneas, que são todos os fios da trama, costurados e urdidos com as DCNs ao longo da formação dos futuros pedagogos.
References
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 5, 13.12.2005. Brasília, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pcp05_05.pdf
BRASIL. Resolução n.º 1, de 15 de maio de 2006. Diário Oficial da União, n. 92, seção 1, p.11- 12, 16 maio 2006.
CASTRO, M. A formação de professores e gestores para os anos iniciais da educação básica: das origens às diretrizes curriculares nacionais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 23, p. 199-227, maio/ago. 2007. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19126>. Acesso em: 20 de abr. 2018
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio século XXI escolar: o minidicionário da língua portuguesa. 4. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
MARIOTTI, H. As paixões do ego: complexidade, política e solidariedade. São Paulo/SP: Palas Athena, 2000.
______. Pensamento complexo: suas aplicações à liderança, à aprendizagem e ao desenvolvimento sustentável. 2. ed. São Paulo/SP: Atlas, 2010.
MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. 16. ed. Campinas/SP: Papirus, 2012.
______. Transdisciplinaridade, criatividade e educação: fundamentos ontológicos e epistemológicos. Campinas/SP: Papirus, 2015.
MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da. Sociologia e Teoria Crítica do Currículo: uma introdução. In: MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da. (Orgs.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo/SP: Cortez, 2013.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Brasília/DF: UNESCO, 2000.
______. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro /RJ: Bertrand Brasil, 2010.
______. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre/RS: Sulina, 2011a.
______. O método 04: as ideias: habitat, vida, costumes, organização. Porto Alegre/RS: Sulina, 2011b.
______. O método 05: a humanidade da humanidade. Porto Alegre/RS: Sulina, 2012.
______. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre/RS: Sulina, 2015.
PETRAGLIA, I. Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber. Petrópolis (RJ): Vozes, 2010.
______. Pensamento complexo e educação. São Paulo (SP): Editorial, 2013.
SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre/RS: Artmed, 2000.
SANTOS, A.; SUANNO, J. H.; SUANNO, V. R. Didática e formação de professores: complexidade e transdisciplinaridade. Porto Alegre (RS): Sulina, 2013. 323 p.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte (MG): Autêntica, 2014.
VEIGA, I. P. A. Educação básica: projeto político-pedagógico; educação superior: projeto político-pedagógico. Campinas/SP: Papirus, 2004.
______. As dimensões do projeto político-pedagógico: Novos desafios para a escola, Campinas/SP: Esforce, 2012.
ZABALA, Antoni. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre/RS: Artmed, 2002
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.