O CURRÍCULO E PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LETRAS UFTM DE TRÊS ANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v1i1.48Abstract
O presente artigo apresenta elementos do currículo que integra o Projeto
Pedagógico do Curso de Letras UFTM, inicialmente elaborado para ter duração de três
anos, a partir das teorias críticas e pós críticas do currículo discutidas por Silva (1999). Para
isso retoma alguns momentos significativos da história do curso com o objetivo de
contextualizá-los e mostrar como essas experiências ajudam a construir a identidade do
curso a partir da subjetividade dos participantes do processo. Conta, com documentos do
Curso de Letras, como foi apresentada a versão inicial do projeto e o processo de
reestruturação desencadeado desde então. Como desdobramento do artigo, também
organiza algumas reflexões sobre o tema práticas de ensino, utilizando, para isso, a
legislação existente e alguns fragmentos do projeto. As práticas de ensino são discutidas,
conforme os documentos analisados, em diferentes dimensões. Com este estudo, objetiva-
se contribuir com as discussões que se desenvolvem a partir do Projeto Pedagógico do
Curso de Letras UFTM, tendo em vista a sua necessidade de avaliação e acompanhamento
permanente, além de sua adequação para o currículo de quatro anos que é proposto para
as turmas que iniciaram em 2007.
Palavras-chave: Currículo. Projeto pedagógico. Práticas de ensino.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.