Analisando as influências das proposições da OCDE nas políticas educacionais nacionais
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v13i3.5071Keywords:
Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômicos (OCDE). Políticas Educacionais. Pesquisas brasileiras.Abstract
Este artigo, derivado de um estudo teórico de uma tese, finalizada em 2020, busca apresentar uma investigação de natureza bibliográfica cujo objetivo consiste em apreender se, e como, as pesquisas produzidas por pesquisadores brasileiros desvelam as possíveis influências nas políticas educacionais brasileiras das proposições da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Para tanto, baseia-se na Perspectiva Histórico-Cultural, que considera o ser humano um sujeito histórico, social e político. Os aspectos revelados se articularam em três categorias: 1) Apresentação de ideias e dados estatísticos; 2) Análise e avaliação das políticas educacionais, com enfoque na qualidade de ensino; 3) Análise e avaliação das políticas educacionais, com enfoque na formação de professores. Os resultados evidenciaram a influência das proposições dos OM, como a OCDE nas políticas educacionais brasileiras, assim, ao organizar os seus programas e plano, estas pautam-se na qualidade da educação que corroboram com os interesses do mercado, mas que não corroboram com uma educação escolar que permita, de fato, o cumprimento do direito de todos à educação como apropriação do conhecimento desenvolvido pela humanidade.
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