ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA: IMPLICAÇÕES AO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v14i1.5211Keywords:
Modelagem matemática, Pensamento algébrico, Função linear.Abstract
Discutimos resultados da análise de uma atividade de modelagem matemática desenvolvida em uma disciplina de Introdução ao Cálculo no curso de Sistemas de Informação. Utilizando dados sobre consumo versus velocidade de diferentes automóveis, acompanhamos a resolução de questões de interpolação e extrapolação em sala de aula, visando compreender as dificuldades apresentadas pelos estudantes. Considerando uma abordagem qualitativa, através de procedimentos da Análise de Conteúdo, caracterizamos as alternativas utilizadas para resolução do problema, as dificuldades em estabelecer uma análise qualitativa da situação e empregar recursos matemáticos associados à interpretação gráfica e ao raciocínio algébrico. Os resultados indicam a importância dos conhecimentos prévios dos estudantes, tanto como fontes de dificuldades quanto de motivação para o aprendizado. Destacamos a necessidade de aprofundar a compreensão quanto à relação destas dificuldades com obstáculos pedagógicos e ao desenvolvimento do pensamento algébrico.References
ALMEIDA, J.R.; SANTOS, M.C. Pensamento algébrico: em busca de uma definição. Revista Paranaense de Educação Matemática, Vv. 6, n. 10, p. 34-60, 2017.
ALMEIDA, L. M. W.; FERRUZZI, E. C. Uma aproximação socioepistemológica para a modelagem matemática. Alexandria, v. 2, n. 2, p. 117-134, 2009.
ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, K. P.; VERTUAN, R.E. Modelagem matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2012.
BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BARBOSA, J. C. Modelagem matemática: concepções e experiências de futuros professores. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Rio Claro/SP: UNESP, 2001.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2014.
BIEMBENGUT, M. S. 30 Anos de Modelagem Matemática na Educação Brasileira: das Propostas primeiras às propostas atuais. Alexandria, v. 2, p. 7-32, 2009.
BORGES, M. F. Obstáculos encontrados pelos alunos na aprendizagem da Álgebra Linear. Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática, Belo Horizonte, 2007.
CARREJO, D. J., MARSHALL, J. What is mathematical modelling? Exploring prospective teachers’ use of experiments to connect mathematics to the study of motion. Mathematics Education Research Journal, 19(1): 45-76, 2007.
COELHO, F. U.; AGUIAR, M. A história da álgebra e o pensamento algébrico: correlações com o ensino. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p. 171-187, 2018.
FERREIRA, D.; JACOBINI, O. Modelagem Matemática e Ambiente de Trabalho: uma Combinação Pedagógica Voltada para a Aprendizagem. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 1, n. 1, p. 9-26, 31 ago. 2010.
FERRUZZI, E.C.; ALMEIDA, L.M.W. Modelagem Matemática no ensino de Matemática para engenharia. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, vol. 6, n. 1, 2013.
FIORAVANTI, C. Para prever os rumos das epidemias. Pesquisa FAPESP, n. 292, p. 40-43, 2020.
FIORENTINI, D.; FERNANDES, F. L. P.; CRISTÓVÃO, E. M. Um estudo das potencialidades pedagógicas das investigações matemáticas no desenvolvimento do pensamento algébrico. Seminário Luso-brasileiro de Investigações Matemáticas no Currículo, Portugal, 2005.
LAUDARES, J.B.; LACHINI, J. O uso da matemática em cursos de engenharia na perspectiva dos docentes de disciplinas técnicas. Revista de Ensino de Engenharia, v. 24, n. 1, p. 39-45, 2005.
MARTINS, Larissa C. Abstração reflexionante e aprendizagem de proporção: Ensino de Matemática na sexta série. Dissertação de Mestrado em Educação, UFRGS, 2007.
NUNES, A. DA S.; NASCIMENTO, W. J.; SOUSA, B. N. P. A. Modelagem Matemática: um panorama da pesquisa brasileira na educação básica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 4, p. 232-253, 2020.
QUATRO RODAS. A rota está sendo calculada. São Paulo: Abril, Edição 708, p. 94-97, maio, 2018.
RODRIGUES, M. DA S. C.; PINTO, M. M. F. Caracterizações do Pensamento Algébrico na Escola Básica. Abakós, v. 8, n. 1, p. 86-102, 2020.
SAVIOLI, A.M.P.D.; SILVA, E.M. Pensamento algébrico: análise da produção escrita de estudantes participantes de um projeto de ensino. Encontro Paranaense de Educação Matemática, Cascavel, 12p., 2017.
SILVA, R. S., BARONE, D. A. C.; BASSO, M. V. A. Modelagem matemática e tecnologias digitais: uma aprendizagem baseada na ação. Educação Matemática Pesquisa, v. 18, n. 1, 2016.
USISKIN, Z. Conceptions of school algebra and uses of variables. The ideas of algebra, K-12 Readings from NCTM’s School-Based Journals and Other Publications, Barbara Moses. Reston: National Council of Teachers of Mathematics, p. 7–13, 1999.
USTRA, M. K.; USTRA, S. R. V. Context Categories in Mathematical Modelling in Fundamentals of Calculus Teaching. In: G.A. Stillman; W. Blum; M. Salett Biembengut. (Org.). International Perspectives on the Teaching and Learning of Mathematical Modelling. Springer International Publishing, p. 407-416, 2015.
VIANNA, H. M. Pesquisa em educação: a observação. Brasília: Plano Editora, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.