Adolescente em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto

o acesso integral à saúde é uma realidade?

Autores

  • Flavinéia Cristina Rodrigues Soares Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Urupá – RO, Brasil
  • Joana D'Arc Neves Costa Centro de Pesquisa em Medicina Tropical - CEPEM
  • Daiéllen Martins Veronezi Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Urupá – RO, Brasil
  • Tony Hiroshi Katsuragawa Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais – IPEPATRO, Porto Velho – RO, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v15i3.6229

Palavras-chave:

Medida socioeducativa, Adolescentes, Ato Infracional, Saúde

Resumo

A violência é um fenômeno que atinge o espaço familiar, perpassa pela escola, reflete na sociedade e indiretamente chega até a rede de atendimento em saúde pública. Esse estudo objetivou analisar o atendimento de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto quanto ao acesso a atenção integral à saúde. Trata-se de um estudo de caráter descritivo documental transversal de abordagem quantitativa, realizada mediante análise de dados secundários, utilizando-se as fichas de atendimentos dos adolescentes, a partir do cumprimento de medidas socioeducativas de Prestação de Serviço à Comunidade e Liberdade Assistida que foram atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social no período de outubro de 2016 a março de 2018 do município de Urupá, Rondônia. Que buscou expor, os impactos e os resultados do cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto na saúde de adolescentes, além do sistema socioeducativo e as políticas sociais que têm promovido o acesso à proteção e ao cuidado da saúde dos adolescentes que vivem essa realidade, atingidos pela violência e violação dos direitos.

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Publicado

2023-03-23

Como Citar

RODRIGUES SOARES, F. C. .; COSTA, J. D. N.; VERONEZI, D. M. V.; KATSURAGAWA, T. H. . Adolescente em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto: o acesso integral à saúde é uma realidade?. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 15, n. 3, p. 95–109, 2023. DOI: 10.18554/rt.v15i3.6229. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6229. Acesso em: 25 abr. 2024.