BOURDIEU'S SOCIOLOGY OF EDUCATION AND POVERTY:
CONTRIBUTIONS TO THE ANALYSIS OF EDUCATIONAL INEQUALITIES
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v15i2.6236Keywords:
Pobreza. Bourdieu. Desigualdades.Abstract
Este artigo relaciona a pobreza no Brasil com as possibilidades de acesso e êxito na educação. Mediante pesquisa bibliográfica, contextualiza sobre as características da pobreza no país e, orientado pela teoria de Bourdieu, privilegiando seu olhar sobre a educação como um processo social que contribui para a reprodução e conservação das desigualdades, intenta provocar questionamentos sobre o sistema educacional. Conclui que a educação, sozinha, não é um instrumento capaz de superar todos os limites impostos às diferentes classes sociais do país, mas se configura como estratégia fundamental de transformação social.
References
BOURDIEU, Pierre. A génese dos conceitos de habitus e de campo. In: BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 12. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009. p. 59-73.
BOURDIEU, Pierre. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio. (org.). 9. ed. Escritos de educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2007. p. 39-64.
BOURDIEU, Pierre. O capital social – notas provisórias. In: NOGUEIRA, M.A.; CATANI, A. (org.). 9. ed. Escritos de educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2007. p. 65-69.
BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, M.A.; CATANI, A. (org.). 9. ed. Escritos de educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2007. p. 71-79.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Tradução: Reynaldo Bairão. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.
CODES, Ana Luiza Machado de. A trajetória do pensamento científico sobre pobreza: Em direção a uma visão complexa. Brasília: IPEA, 2008. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_1332.pdf. Acesso em: 14 ago. 2020.
DEMO, Pedro. Política Social, educação e cidadania. 13. ed. Campinas: Papirus, 2012.
GIDDENS, Anthony; SUTTON, Philip W. Conceitos essenciais da Sociologia. Tradução: Claudia Freire. 2. ed. rev. São Paulo: Unesp, 2017.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
JACCOURD, Luciana. O Programa Bolsa Família e o combate à pobreza: reconfigurando a proteção social no Brasil?. In: CASTRO, J. A.; MODESTO, L. Bolsa Família 2003-2010: avanços e desafios. Brasília: IPEA, 2010. P. 101-135. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/livro_bolsafamilia_vol1.pdf. Acesso em: 14 ago. 2020.
NOGUEIRA, Cláudio. M. M.; NOGUEIRA, Maria Alice. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: Limites e contribuições. Educação e Sociedade, ano XXIII, nº 78, Abril/2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v23n78/a03v2378.pdf. Acesso em 17 Ago. 2021.
NOGUEIRA, Maria Alice; NOGUEIRA, Cláudio M. Martins. Bourdieu & a Educação. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
SOARES, Sergei Suarez Dillon. Metodologias para estabelecer a linha de pobreza: objetivas, subjetivas, relativas, multidimensionais. Rio de Janeiro: IPEA, 2009. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_1381.pdf. Acesso em: 14 ago. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 JOURNAL TRIANGLE
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.