A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE ESTATÍSTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Edmeire Aparecida Fontana UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Ailton Paulo Oliveira Junior UFTM - Universidade Federal dp Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v9i2.1600

Resumen

O objetivo desse trabalho é verificar como professores do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública na cidade de Igarapava, São Paulo, pensam a Resolução de Problemas em atividades didáticas em aulas de Estatística e também se e como trabalham com problemas em sala de aula. A relação entre Estatística e Resolução de Problemas se sustenta nas reflexões de Lopes (2008) ao dizer que não faz sentido trabalharmos atividades envolvendo conceitos estatísticos e probabilísticos que não estejam vinculados a uma problemática. Assim, aplicou-se pessoalmente um questionário onde foram coletadas informações dos professores regentes de duas turmas do 9° ano do Ensino Fundamental. Verificou-se analisando as falas das professoras regentes das turmas que participaram do trabalho que mesmo tendo algum conhecimento sobre a Resolução de Problemas no Ensino de Estatística, na prática não se sentem preparadas para desenvolverem as atividades em sala de aula. Trabalhar o ensino via resolução de problemas ainda é um desafio no processo de ensino e aprendizagem, onde cabe ao professor desenvolver e criar suas próprias experiências com a utilização dessas ferramentas (metodologia) para que esse desafio comece a ser evidente e explorado, tornando-se possibilidade e ser uma prática no processo educativo.

Publicado

2016-12-06

Cómo citar

FONTANA, E. A.; OLIVEIRA JUNIOR, A. P. A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE ESTATÍSTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 9, n. 2, 2016. DOI: 10.18554/rt.v9i2.1600. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1600. Acesso em: 23 nov. 2024.