A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENTRE 1940 A 1956 NO COLÉGIO TRIÂNGULO MINEIRO EM UBERABA (MG)

Autores/as

  • Edilene Alexandra Leal Soares Universidade Federal de Uberlândia – UFU

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v9i1.1726

Resumen

Este artigo se utiliza de documentos do Centro de Documentação Mário Palmério e Superintendência Regional de Ensino de Uberaba entre 1940 a 1956 sobre o Colégio Triângulo Mineiro que funcionou na cidade de Uberaba-MG, abordando normas e condutas aos professores, que era composto principalmente por homens. As normas impunham ordem no âmbito da instituição e também controlavam o comportamento dos professores fora do ambiente escolar, estabelecendo assim, o perfil de profissionais que a instituição educativa exigia para o exercício do magistério. Os professores possuíam uma conduta ilibada o que influenciaria no trato para com os alunos, sendo, portanto, exemplo para esses. Desta maneira, este trabalho pretende somar-se a outros estudos relacionados ao gênero e profissão docente, apresentando dados para compreender a formação deste profissional.

Publicado

2016-06-29

Cómo citar

SOARES, E. A. L. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENTRE 1940 A 1956 NO COLÉGIO TRIÂNGULO MINEIRO EM UBERABA (MG). REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 9, n. 1, 2016. DOI: 10.18554/rt.v9i1.1726. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1726. Acesso em: 22 dic. 2024.