UMA PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Autores/as

  • Odília Olinda de Oliveira Vieira Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Marinalva Vieira Barbosa Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v9i1.1727

Resumen

Este trabalho tem como finalidade apresentar uma experiência vivenciada com uma proposta de ensino de Língua Portuguesa, a sequência didática. Inicialmente, foi situada a importância do texto como a base de ensino de língua. O primeiro momento foi situar a persistência da gramática normativa em sala de aula. Em contrapartida, aparece a proposta de Geraldi, adotando a Análise Linguística como estratégia educacional, totalmente voltada para a leitura do texto e para a produção textual do aluno. Mendonça assume essa proposta, criando uma sequência didática como opção de estudo da língua no Ensino Médio. Para uma melhor compreensão do assunto, houve uma retomada da sequência didática criada por Dolz, Noverraz e Scheneuwly e depois, uma comparação da proposta brasileira com a dos autores. Na fase final do trabalho, foram analisadas produções de alunos de ensino Fundamental II e alguns obstáculos que não possibilitaram um bom andamento das atividades, comprometendo, em parte, os resultados. Esta Atividade foi proposta pelo conteúdo “Texto e Ensino”.

Publicado

2016-06-29

Cómo citar

VIEIRA, O. O. de O.; BARBOSA, M. V. UMA PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA. REVISTA TRIÁNGULO, Uberaba - MG, v. 9, n. 1, 2016. DOI: 10.18554/rt.v9i1.1727. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1727. Acesso em: 22 dic. 2024.